Texto
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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- | : "O [[leitor]] deve estar aberto a trabalhar com os diferentes [[elementos]] e usá-los livremente para aprofundar sua [[leitura]]. Não esqueça que a [[palavra]] [[texto]] significa tecido. De acordo com os fios e seu entrelaçamento, teremos tecidos e estampas diferentes, ou seja, [[textos]] diferentes. E nenhum [[texto]] jamais esgota uma [[questão]]. É preciso deixar a sensibilidade e a [[imaginação trabalharem, nunca esquecendo que se trata de uma [[obra]], onde o mais importante é abrir-se para o [[operar]] da [[obra]]" (1). | + | : "O [[leitor]] deve estar aberto a trabalhar com os diferentes [[elementos]] e usá-los livremente para aprofundar sua [[leitura]]. Não esqueça que a [[palavra]] [[texto]] significa tecido. De acordo com os fios e seu entrelaçamento, teremos tecidos e estampas diferentes, ou seja, [[textos]] diferentes. E nenhum [[texto]] jamais esgota uma [[questão]]. É preciso deixar a sensibilidade e a [[imaginação]] trabalharem, nunca esquecendo que se trata de uma [[obra]], onde o mais importante é abrir-se para o [[operar]] da [[obra]]" (1). |
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Leitura: o método e os procedimentos". In: -------. ''Leitura: questões''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 180. | : (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Leitura: o método e os procedimentos". In: -------. ''Leitura: questões''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 180. | ||
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Edição de 15h41min de 11 de Julho de 2017
1
- "O leitor deve estar aberto a trabalhar com os diferentes elementos e usá-los livremente para aprofundar sua leitura. Não esqueça que a palavra texto significa tecido. De acordo com os fios e seu entrelaçamento, teremos tecidos e estampas diferentes, ou seja, textos diferentes. E nenhum texto jamais esgota uma questão. É preciso deixar a sensibilidade e a imaginação trabalharem, nunca esquecendo que se trata de uma obra, onde o mais importante é abrir-se para o operar da obra" (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Leitura: o método e os procedimentos". In: -------. Leitura: questões. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 180.
2
- A melhor metáfora para dizer o que é texto é a rede. Como rede ele se constitui de linhas, nós e buracos. E, mais amplo que tudo isso, o vazio e o silêncio, pois há textos escritos e orais. As palavras têm uma densidade horizontal e vertical, levando o texto a se constituir em múltiplas camadas. Ao entre-cruzamento destas camadas e vozes podemos denominar: hipertexto, intertexto e hipotexto. É importante ter bem presente que o “mundo” se constitui em múltiplos textos e obras. Mas poderíamos dizer que, à semelhança de um organismo vivo, cada texto têm também as suas células, seus membros e seu corpo, mas onde cada célula contém em si todo o corpo (obra). De alguma maneira é até impróprio falar de corpo a propósito de texto ou até obra. Mais certo seria pensarmos no caso em organismo. A diferenciação é um mistério, pois, no caso do ser humano é que poderíamos falar propriamente em corpo, uma vez que em relação a ele acontece a diferença ontológica. Texto, em grau de complexidade crescente teríamos: palavra, oração, discurso, obra.