Princípio
De Dicionrio de Potica e Pensamento
(Diferença entre revisões)
Linha 1: | Linha 1: | ||
__NOTOC__ | __NOTOC__ | ||
==1== | ==1== | ||
- | :"Arcaica, no sentido etimológico, leva-nos a envolver a ideia de | + | :"Arcaica, no sentido etimológico, leva-nos a envolver a ideia de ''[[arkhé]]''.Um princípio inaugural, constitutivo e dirigente. ''Arkhé'' significa o que está à frente e por isso é o começo ou princípio de tudo. A Noite está à frente, nasce de ''Kháos''. O que está à frente tem o comando de todo o restante. É também ''arkhé'': o fundamento, a origem, o que está no começo de modo absoluto, o ponto de partida de um caminho, o fundamento das ações. Como tem comando, tem o poder, é a autoridade" (1). Como a autora torna claro, a compreensão de ''arkhé'' como princípio e origem só é princípio porque, por estar à frente e comandar é que é inaugural, originário. Por isso reina vigorosamente da origem ao fim. Princípio diz, então, o estar sempre principiando como [[tempo]] [[originário]]. |
- | :Referência | + | :Referência: |
- | :(1) GROETAERS, Elenice. ''A poética da noite em Vinicius de Moraes''. São Paulo: Scortecci, 2007, p.72. | + | |
+ | :(1) GROETAERS, Elenice. ''A poética da noite em Vinicius de Moraes''. São Paulo: Scortecci, 2007, p. 72. | ||
+ | |||
== 2 == | == 2 == | ||
- | :"[[Fundamento]] é aquilo de onde o ente como tal, em seu tornar-se, passar e permanecer, é aquilo que é e como é, enquanto cognoscível, manipulável e transformável" | + | :"[[Fundamento]] é aquilo de onde o ente como tal, em seu tornar-se, passar e [[permanência|permanecer]], é aquilo que é e como é, enquanto cognoscível, manipulável e transformável" (1). |
:Referência: | :Referência: | ||
- | :(1) | + | :(1) HEIDEGGER, Martin. "O fim da filosofia e a tarefa do pensamento". In: '' Os pensadores''. São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 71. |
+ | |||
== 3 == | == 3 == | ||
- | :"O princípio surge e se impõe ao longo de todo o processo, pois só alcança a plenitude no fim. Início é o princípio em busca de realização, fim é o princípio plenamente realizado como princípio” (1). | + | :"O princípio surge e se impõe ao longo de todo o [[processo]], pois só alcança a [[plenitude]] no [[fim]]. [[Início]] é o princípio em busca de realização, fim é o princípio plenamente realizado como princípio” (1). |
+ | |||
+ | |||
+ | :Referência: | ||
+ | |||
+ | :(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. ''Apendendo a pensar II''. Petrópolis, Vozes, 1992, p. 242. | ||
- | |||
- | |||
== 4 == | == 4 == | ||
- | :"Ora, um princípio constitui algo inato, pois é a partir de um princípio que necessariamente assume existência tudo aquilo que existe, ao passo que o princípio não provém de coisa alguma, pois, se começasse a ser partindo de qualquer outra fonte, não seria princípio" (1) | + | :"Ora, um princípio constitui algo inato, pois é a partir de um princípio que necessariamente assume [[existência]] tudo aquilo que existe, ao passo que o princípio não provém de coisa alguma, pois, se começasse a ser partindo de qualquer outra [[fonte]], não seria princípio" (1). |
- | |||
- | :(1) PLATÃO. ''Fedro''. 5ª ed. Lisboa: Guimarães, 1994, p. 57, | + | :Referência: |
+ | |||
+ | :(1) PLATÃO. ''Fedro''. 5ª ed. Lisboa: Guimarães, 1994, p. 57, 245d. |
Edição de 00h22min de 26 de março de 2009
1
- "Arcaica, no sentido etimológico, leva-nos a envolver a ideia de arkhé.Um princípio inaugural, constitutivo e dirigente. Arkhé significa o que está à frente e por isso é o começo ou princípio de tudo. A Noite está à frente, nasce de Kháos. O que está à frente tem o comando de todo o restante. É também arkhé: o fundamento, a origem, o que está no começo de modo absoluto, o ponto de partida de um caminho, o fundamento das ações. Como tem comando, tem o poder, é a autoridade" (1). Como a autora torna claro, a compreensão de arkhé como princípio e origem só é princípio porque, por estar à frente e comandar é que é inaugural, originário. Por isso reina vigorosamente da origem ao fim. Princípio diz, então, o estar sempre principiando como tempo originário.
- Referência:
- (1) GROETAERS, Elenice. A poética da noite em Vinicius de Moraes. São Paulo: Scortecci, 2007, p. 72.
2
- "Fundamento é aquilo de onde o ente como tal, em seu tornar-se, passar e permanecer, é aquilo que é e como é, enquanto cognoscível, manipulável e transformável" (1).
- Referência:
- (1) HEIDEGGER, Martin. "O fim da filosofia e a tarefa do pensamento". In: Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 71.
3
- "O princípio surge e se impõe ao longo de todo o processo, pois só alcança a plenitude no fim. Início é o princípio em busca de realização, fim é o princípio plenamente realizado como princípio” (1).
- Referência:
- (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. Apendendo a pensar II. Petrópolis, Vozes, 1992, p. 242.
4
- "Ora, um princípio constitui algo inato, pois é a partir de um princípio que necessariamente assume existência tudo aquilo que existe, ao passo que o princípio não provém de coisa alguma, pois, se começasse a ser partindo de qualquer outra fonte, não seria princípio" (1).
- Referência:
- (1) PLATÃO. Fedro. 5ª ed. Lisboa: Guimarães, 1994, p. 57, 245d.