Princípio

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
Linha 1: Linha 1:
__NOTOC__
__NOTOC__
==1==
==1==
-
:"Arcaica, no sentido etimológico, leva-nos a envolver a ideia de [[''arkhé'']].Um princípio inaugural, constitutivo e dirigente. ''Arckhé'' significa o que está à frente e por isso é o começo ou princípio de tudo. A Noite está à frente, nasce de ''Kháos''. O que está à frente tem o comando de todo o restante. É também ''arkhé'': o fundamento, a origem, o que está no começo de modo absoluto, o ponto de partida de um caminho, o fundamento das ações. Como tem comando, tem o poder, é a autoridade"(1). Como a autora torna claro, a compreensão de arkhé como princípio e origem só é princípio porque, por estar à frente e comandar é que é inaugural, originário. Por isso reina vigorosamente da origem ao fim. Princípio diz, então, o estar sempre principiando como tempo [[originário]].
+
:"Arcaica, no sentido etimológico, leva-nos a envolver a ideia de ''[[arkhé]]''.Um princípio inaugural, constitutivo e dirigente. ''Arkhé'' significa o que está à frente e por isso é o começo ou princípio de tudo. A Noite está à frente, nasce de ''Kháos''. O que está à frente tem o comando de todo o restante. É também ''arkhé'': o fundamento, a origem, o que está no começo de modo absoluto, o ponto de partida de um caminho, o fundamento das ações. Como tem comando, tem o poder, é a autoridade" (1). Como a autora torna claro, a compreensão de ''arkhé'' como princípio e origem só é princípio porque, por estar à frente e comandar é que é inaugural, originário. Por isso reina vigorosamente da origem ao fim. Princípio diz, então, o estar sempre principiando como [[tempo]] [[originário]].
-
:Referência
+
:Referência:
-
:(1) GROETAERS, Elenice. ''A poética da noite em Vinicius de Moraes''. São Paulo: Scortecci, 2007, p.72.
+
 
 +
:(1) GROETAERS, Elenice. ''A poética da noite em Vinicius de Moraes''. São Paulo: Scortecci, 2007, p. 72.
 +
 
== 2 ==
== 2 ==
-
:"[[Fundamento]] é aquilo de onde o ente como tal, em seu tornar-se, passar e permanecer, é aquilo que é e como é, enquanto cognoscível, manipulável e transformável". (1)
+
:"[[Fundamento]] é aquilo de onde o ente como tal, em seu tornar-se, passar e [[permanência|permanecer]], é aquilo que é e como é, enquanto cognoscível, manipulável e transformável" (1).
:Referência:
:Referência:
-
:(1) Cf. HEIDEGGER, Martin. "O fim da filosofia e a tarefa do pensamento". In: '' Os pensadores'' . Martin Heidegger. São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 71.
+
:(1) HEIDEGGER, Martin. "O fim da filosofia e a tarefa do pensamento". In: '' Os pensadores''. São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 71.
 +
 
== 3 ==
== 3 ==
-
:"O princípio surge e se impõe ao longo de todo o processo, pois só alcança a plenitude no fim. Início é o princípio em busca de realização, fim é o princípio plenamente realizado como princípio” (1).  
+
:"O princípio surge e se impõe ao longo de todo o [[processo]], pois só alcança a [[plenitude]] no [[fim]]. [[Início]] é o princípio em busca de realização, fim é o princípio plenamente realizado como princípio” (1).
 +
 
 +
 
 +
:Referência:
 +
 
 +
:(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. ''Apendendo a pensar II''. Petrópolis, Vozes, 1992, p. 242.
-
:Referência
 
-
:(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. ''Apendendo a pensar II''. Petrópolis, Vozes, 1992, p.242.
 
== 4 ==
== 4 ==
-
:"Ora, um princípio constitui algo inato, pois é a partir de um princípio que necessariamente assume existência tudo aquilo que existe, ao passo que o princípio não provém de coisa alguma, pois, se começasse a ser partindo de qualquer outra fonte, não seria princípio" (1)
+
:"Ora, um princípio constitui algo inato, pois é a partir de um princípio que necessariamente assume [[existência]] tudo aquilo que existe, ao passo que o princípio não provém de coisa alguma, pois, se começasse a ser partindo de qualquer outra [[fonte]], não seria princípio" (1).
-
:Referência
 
-
:(1) PLATÃO. ''Fedro''. 5ª ed. Lisboa: Guimarães, 1994, p. 57, 245 d.
+
:Referência:
 +
 
 +
:(1) PLATÃO. ''Fedro''. 5ª ed. Lisboa: Guimarães, 1994, p. 57, 245d.

Edição de 00h22min de 26 de março de 2009

1

"Arcaica, no sentido etimológico, leva-nos a envolver a ideia de arkhé.Um princípio inaugural, constitutivo e dirigente. Arkhé significa o que está à frente e por isso é o começo ou princípio de tudo. A Noite está à frente, nasce de Kháos. O que está à frente tem o comando de todo o restante. É também arkhé: o fundamento, a origem, o que está no começo de modo absoluto, o ponto de partida de um caminho, o fundamento das ações. Como tem comando, tem o poder, é a autoridade" (1). Como a autora torna claro, a compreensão de arkhé como princípio e origem só é princípio porque, por estar à frente e comandar é que é inaugural, originário. Por isso reina vigorosamente da origem ao fim. Princípio diz, então, o estar sempre principiando como tempo originário.


Referência:
(1) GROETAERS, Elenice. A poética da noite em Vinicius de Moraes. São Paulo: Scortecci, 2007, p. 72.


2

"Fundamento é aquilo de onde o ente como tal, em seu tornar-se, passar e permanecer, é aquilo que é e como é, enquanto cognoscível, manipulável e transformável" (1).


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. "O fim da filosofia e a tarefa do pensamento". In: Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 71.


3

"O princípio surge e se impõe ao longo de todo o processo, pois só alcança a plenitude no fim. Início é o princípio em busca de realização, fim é o princípio plenamente realizado como princípio” (1).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. Apendendo a pensar II. Petrópolis, Vozes, 1992, p. 242.


4

"Ora, um princípio constitui algo inato, pois é a partir de um princípio que necessariamente assume existência tudo aquilo que existe, ao passo que o princípio não provém de coisa alguma, pois, se começasse a ser partindo de qualquer outra fonte, não seria princípio" (1).


Referência:
(1) PLATÃO. Fedro. 5ª ed. Lisboa: Guimarães, 1994, p. 57, 245d.
Ferramentas pessoais