Pré

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(Criou página com '== 1 == : "Todas as ações e decisões de nossa vida resultam de um reunir. E este de um “pré”. Somos no e pelo vigorar do “pré”. O que é este “pré”? Origina-se ...')
(1)
 
(uma edição intermediária não está sendo exibida.)
Linha 1: Linha 1:
== 1 ==
== 1 ==
-
: "Todas as ações e decisões de nossa vida resultam de um reunir. E este de um “pré”. Somos no e pelo vigorar do “pré”. O que é este “pré”? Origina-se do prefixo latino ''prae''. Gramaticalmente, significa tanto o que precede temporalmente, quanto o que localiza no espaço, ou seja, o “pré” abre um “lugar” de manifestação da realidade para o ser humano" (1).
+
: "Todas as [[ações]] e decisões de nossa [[vida]] resultam de um [[reunir]]. E este de um “[[pré]]”. Somos no e pelo [[vigorar]] do “[[pré]]”. O que é este “[[pré]]”? Origina-se do prefixo latino ''prae''. Gramaticalmente, significa tanto o que precede temporalmente, quanto o que localiza no [[espaço]], ou seja, o “[[pré]]” abre um “[[lugar]]” de [[manifestação]] da [[realidade]] para o [[ser humano]]" (1).
 +
 
 +
 
 +
:  Referência:
 +
 
 +
:  (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O ler e suas questões". In: ---------. '''Leitura: questões'''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 20.
 +
 
 +
== 2 ==
 +
: "E o que todo [[interpretar]] implica? É algo que vai muito além das [[teorias]] semântico-gramaticais e já nos demanda o [[pensamento]] [[fundador]] da [[etimologia]]. Qual a [[relação]] [[entre]] “pré-dizer” e “reunir letras”? Somente podemos “reunir letras” porque podemos “pré-dizer” ou “pré-ler”. Agora nos perguntemos: O o que afirma e indica esse “[[pré]]”? Ele, certamente, não surge depois de termos juntado as letras ou sons em [[palavras]], estas em [[frases]] e depois em [[períodos]]. Sem esse “[[pré]]” nada disso seria [[possível]]. Ele também jamais nos é dado pelo [[fato]] de vivermos em [[sociedade]]. Não será o contrário? Só podemos [[viver]] em [[sociedade]] porque já [[vigoramos]] todos nesse “[[pré]]”? Sem dúvida nenhuma" (1).
 +
 
 +
 
 +
:  Referência:
 +
 
 +
:  (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O ler e suas questões". In: ---------. '''Leitura: questões'''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 19.

Edição atual tal como 22h52min de 22 de fevereiro de 2021

1

"Todas as ações e decisões de nossa vida resultam de um reunir. E este de um “pré”. Somos no e pelo vigorar do “pré”. O que é este “pré”? Origina-se do prefixo latino prae. Gramaticalmente, significa tanto o que precede temporalmente, quanto o que localiza no espaço, ou seja, o “pré” abre um “lugar” de manifestação da realidade para o ser humano" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O ler e suas questões". In: ---------. Leitura: questões. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 20.

2

"E o que todo interpretar implica? É algo que vai muito além das teorias semântico-gramaticais e já nos demanda o pensamento fundador da etimologia. Qual a relação entre “pré-dizer” e “reunir letras”? Somente podemos “reunir letras” porque podemos “pré-dizer” ou “pré-ler”. Agora nos perguntemos: O o que afirma e indica esse “pré”? Ele, certamente, não surge depois de termos juntado as letras ou sons em palavras, estas em frases e depois em períodos. Sem esse “pré” nada disso seria possível. Ele também jamais nos é dado pelo fato de vivermos em sociedade. Não será o contrário? Só podemos viver em sociedade porque já vigoramos todos nesse “pré”? Sem dúvida nenhuma" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O ler e suas questões". In: ---------. Leitura: questões. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 19.