Pessoa

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: (1) KUNDERA, Milan. ''A identidade'', trad. Teresa Bulhões Carvalho da Fonseca. São Paulo: Companhia de Bolso, 2009, p. 74.
: (1) KUNDERA, Milan. ''A identidade'', trad. Teresa Bulhões Carvalho da Fonseca. São Paulo: Companhia de Bolso, 2009, p. 74.
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: O [[tema]] da ''[[Persona]]'' se faz presente em todos os grandes [[autores]] (e na [[vida]] de cada um de nós), expondo-o de formas variadas. Completando a [[questão]] da ''[[Persona]]'', vamos ter a [[temática]] do [[espelho]], praticamente a mesma. Neste caso, temos dois contos famosos, de dois [[autores]] igualmente muito importantes e famosos: O [[conto]] "O [[espelho]]", de Machado de Assis, e o [[conto]] "O [[espelho]]", de João [[Guimarães Rosa]]. E, claro, um [[mito]] importantíssimo, onde aparece essa [[temática]] de uma maneira [[essencial]]: o [[mito]] de [[Narciso]]. No [[cinema]], temos um [[filme]] famoso de um diretor igualmente muito importante e famoso: Ingmar [[Bergman]]. Seu [[filme]] ''[[Persona]]'' está entre os mais famosos e [[enigmáticos]]. No fundo, a [[questão]] da ''[[Persona]]'' sempre nos coloca diante do dilema da [[vida]] de todo [[ser humano]]: [[ser]] e [[parecer]], [[ser]] ou [[parecer]]. Ligadas a estas [[questões]] ainda temos: [[pessoa]], que se origina de [[persona]], e [[personalidade]].
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: - [[Manuel Antônio de Castro]].

Edição de 19h43min de 17 de Setembro de 2019

1

"Porém, não acontece o próprio na percepção íntima? Em cada momento no percebemos de nosso eu senão um pequeno número de pensamentos, imagens e emoções que vemos passar como fluxo de um rio diante de nosso olhar interior. E esta breve dimensão de nossa pessoa se nos apresenta destacando-se do resto oculto de nosso eu total" (1).


Referência:
(1) ORTEGA Y GASSET, José. "Como nos vemos a nós. A mulher e seu corpo". In: Obras Completas de José Ortega y Gasset, 6. e. Madrid: Revista de Occidente, 1964, Tomo VI (1941-1946), p. 159.


2

"Aliás, se perguntou, o que é um segredo íntimo? Será que é nisso que reside o que há de mais individual, de mais original, de mais misterioso num ser humano? Será que esses segredos íntimos fazem de Chantal esse ser único que ele ama? Não. É secreto aquilo que é mais corriqueiro, mais banal, mais repetitivo e comum a todos: o corpo e suas necessidades, suas doenças, suas manias, a prisão de ventre, por exemplo, ou a menstruação. Se escondemos pudicamente essas intimidades, não é porque elas são tão pessoais, mas, ao contrário, porque são lamentavelmente impessoais" (1).


Referência:
(1) KUNDERA, Milan. A identidade, trad. Teresa Bulhões Carvalho da Fonseca. São Paulo: Companhia de Bolso, 2009, p. 74.


3

O tema da Persona se faz presente em todos os grandes autores (e na vida de cada um de nós), expondo-o de formas variadas. Completando a questão da Persona, vamos ter a temática do espelho, praticamente a mesma. Neste caso, temos dois contos famosos, de dois autores igualmente muito importantes e famosos: O conto "O espelho", de Machado de Assis, e o conto "O espelho", de João Guimarães Rosa. E, claro, um mito importantíssimo, onde aparece essa temática de uma maneira essencial: o mito de Narciso. No cinema, temos um filme famoso de um diretor igualmente muito importante e famoso: Ingmar Bergman. Seu filme Persona está entre os mais famosos e enigmáticos. No fundo, a questão da Persona sempre nos coloca diante do dilema da vida de todo ser humano: ser e parecer, ser ou parecer. Ligadas a estas questões ainda temos: pessoa, que se origina de persona, e personalidade.


- Manuel Antônio de Castro.