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De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Eidos, Idea". Conf. proferida  na UERJ, em 2005.
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: (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Eidos, Idea". '''Conferência''', proferida  na UERJ, em 2005.
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: (1)LEIBNIZ. ''Monadologia'' Trad. Luiz João Baraúna. Col. Os Pensadores (I). São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 105.
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: (1)LEIBNIZ. '''Monadologia''' Trad. Luiz João Baraúna. Col. Os Pensadores (I). São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 105.
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: (2) ROSA, João Guimarães. '''Grande sertão: veredas''', 6.e. Rio de Janeiro: José Olympio, 1968, p. 374.
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: (2) ROSA, João Guimarães. ''Grande sertão: veredas''. 6.e. Rio de Janeiro: José Olympio, 1968, 374.
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: (1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. '''Metafísica'''. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal.

Edição atual tal como 22h27min de 12 de Maio de 2022

1

"Na vida humana, e no curso de sua história, qualquer relacionamento é conquista, pois se dá e acontece sempre com tudo que se é e se deixa de ser, e não apenas com a parte, a sensação, a percepção, a razão, a inteligência, o sentimento, a ação, a prática. Tudo isso são partes. Assim, qualquer que seja o nosso desempenho, nunca é ele apenas uma parte; a realização do homem não é composta de partes. As partes são passagens obrigatórias das quais o homem necessita para chegar a si mesmo na unidade dinâmica de toda a sua humanidade" (1).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Eidos, Idea". Conferência, proferida na UERJ, em 2005.

2

Holismo e Monadologia são duas dimensões presentes na Globalização. Resultam de longos estudos que têm como fontes de formulações (teorias) desde os pensadores originários até a macro-física e a micro-física, ou seja, o Campo quântico. Por elas se experiencia o paradoxo do universo como a totalidade de tudo que está aí e existe e, ao mesmo tempo, o todo em cada parte, onde cada ente é uma mônada, só acessível por máquinas potentíssimas, mas já vislumbradas pelos grandes pensadores e poetas. A Poética prefere falar em próprio. Para melhor tematizar isto vamos partir de um pensador e de um pensador-poeta: Leibniz diz no seu livro Monadologia :
“As Mônadas não têm janelas por onde qualquer coisa possa entrar ou sair" (1).
Já Rosa afirma em Grande sertão: veredas: “O sertão não tem janelas nem portas” (2).


Referências:
(1)LEIBNIZ. Monadologia Trad. Luiz João Baraúna. Col. Os Pensadores (I). São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 105.
(2) ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas, 6.e. Rio de Janeiro: José Olympio, 1968, p. 374.

3

"Não há apenas uma unidade em cada ente, mas também uma unidade formal que engloba toda multiplicidade de entes. Nesta perspectiva, o ente particular se torna parte de um todo englobante e como parte, naturalmente, ele não constitui unidade por si só, mas apenas em conjunto com o todo. Porém, evidentemente, esta unidade não é perfeita, pois o todo significa justamente composição de partes. E toda composição supõe diferenciação interna" (1).


Referência:
(1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. Metafísica. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal.