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De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Eidos, Idea". Conf. proferida  na UERJ, em 2005.
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: [[Holismo]] e [[Monadologia]] são duas dimensões presentes na [[Globalização]]. Resultam de longos estudos que têm como fontes de formulações ([[teorias]]) desde os [[pensadores]] [[originários]] até a macro-física e a micro-física, ou seja, o ''Campo quântico''. Por elas se experiencia o [[paradoxo]] do [[universo]] como a [[totalidade]] de tudo que está aí e existe e, ao mesmo tempo, o [[todo]] em cada [[parte]], onde cada [[ente]] é uma [[mônada]], só acessível por máquinas potentíssimas, mas já vislumbradas pelos grandes [[pensadores]] e [[poetas]]. A [[Poética]] prefere falar em [[próprio]]. Para melhor tematizar isto vamos partir de um [[pensador]] e de um [[pensador]]-[[poeta]]: Leibniz diz no seu livro ''[[Monadologia]]'' : “As [[Mônadas]] não têm janelas por onde qualquer coisa possa entrar ou sair" (1). Já Rosa afirma em ''Grande [[sertão]]: [[veredas]]'': “O [[sertão]] não tem janelas nem portas” (2).
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: Referências:
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: (1)LEIBNIZ. ''Monadologia'' Trad. Luiz João Baraúna. Col. Os Pensadores (I). São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 105.
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: (2) ROSA, João Guimarães. ''Grande sertão: veredas''. 6.e. Rio de Janeiro: José Olympio, 1968, 374.

Edição de 21h03min de 30 de Julho de 2019

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"Na vida humana, e no curso de sua história, qualquer relacionamento é conquista, pois se dá e acontece sempre com tudo que se é e se deixa de ser, e não apenas com a parte, a sensação, a percepção, a razão, a inteligência, o sentimento, a ação, a prática. Tudo isso são partes. Assim, qualquer que seja o nosso desempenho, nunca é ele apenas uma parte; a realização do homem não é composta de partes. As partes são passagens obrigatórias das quais o homem necessita para chegar a si mesmo na unidade dinâmica de toda a sua humanidade" (1).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Eidos, Idea". Conf. proferida na UERJ, em 2005.


2

Holismo e Monadologia são duas dimensões presentes na Globalização. Resultam de longos estudos que têm como fontes de formulações (teorias) desde os pensadores originários até a macro-física e a micro-física, ou seja, o Campo quântico. Por elas se experiencia o paradoxo do universo como a totalidade de tudo que está aí e existe e, ao mesmo tempo, o todo em cada parte, onde cada ente é uma mônada, só acessível por máquinas potentíssimas, mas já vislumbradas pelos grandes pensadores e poetas. A Poética prefere falar em próprio. Para melhor tematizar isto vamos partir de um pensador e de um pensador-poeta: Leibniz diz no seu livro Monadologia : “As Mônadas não têm janelas por onde qualquer coisa possa entrar ou sair" (1). Já Rosa afirma em Grande sertão: veredas: “O sertão não tem janelas nem portas” (2).


Referências:
(1)LEIBNIZ. Monadologia Trad. Luiz João Baraúna. Col. Os Pensadores (I). São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 105.
(2) ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. 6.e. Rio de Janeiro: José Olympio, 1968, 374.