Força

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(1)
(1)
Linha 1: Linha 1:
== 1 ==
== 1 ==
-
: Na física, o agir se indaga como [[força]]. Para ela há quatro forças fundamentais. A primeira delas é a gravidade, que sustenta a órbita dos planetas em torno do sol ou atrai os corpos para o centro da terra. A segunda é a força eletromagnética, que mantém os átomos inteiros. A terceira, a força nuclear fraca, é responsável pela produção de energia solar. A quarta, a força nuclear forte, é a que mantém unidas as partículas fundamentais de toda a [[matéria]], os ''quarks''. Esta é ambígua, porque quanto mais se tenta quebrar essas partículas, mais poderosa fica a força. Por isso é impossível isolá-los. Estas forças remetem para o [[enigma]] da ''[[phýsis]]'' como [[ser]], [[vir-a-ser]] e [[não-ser]]. Como  achar uma [[teoria]] que ex-plique, sozinha, como a [[matéria]] se combina, se mantém unida e se repele? Não seria fundamental [[pensar]] a [[essência]] da matéria no seu [[sentido]] de [[ser]], na medida em que somente há [[sentido]] na [[vigência]] de [[ser]]?
+
: Na física, o agir se indaga como [[força]]. Para ela há quatro forças fundamentais. A primeira delas é a gravidade, que sustenta a órbita dos planetas em torno do sol ou atrai os corpos para o centro da terra. A segunda é a força eletromagnética, que mantém os átomos inteiros. A terceira, a força nuclear fraca, é responsável pela produção de energia solar. A quarta, a força nuclear forte, é a que mantém unidas as partículas fundamentais de toda a [[matéria]], os ''quarks''. Esta é ambígua, porque quanto mais se tenta quebrar essas partículas, mais poderosa fica a força. Por isso é impossível isolá-los. Estas forças remetem para o [[enigma]] da ''[[phýsis]]'' como [[ser]], [[vir-a-ser]] e [[não-ser]]. Como  achar uma [[teoria]] que ex-plique, sozinha, como a [[matéria]] se combina, se mantém unida e se repele? Não seria fundamental [[pensar]] a [[essência]] da matéria no seu [[sentido]] de [[ser]], na [[medida]] em que somente há [[sentido]] na [[vigência]] de [[ser]]?
: - [[Manuel Antônio de Castro]]
: - [[Manuel Antônio de Castro]]

Edição de 01h32min de 19 de Maio de 2019

1

Na física, o agir se indaga como força. Para ela há quatro forças fundamentais. A primeira delas é a gravidade, que sustenta a órbita dos planetas em torno do sol ou atrai os corpos para o centro da terra. A segunda é a força eletromagnética, que mantém os átomos inteiros. A terceira, a força nuclear fraca, é responsável pela produção de energia solar. A quarta, a força nuclear forte, é a que mantém unidas as partículas fundamentais de toda a matéria, os quarks. Esta é ambígua, porque quanto mais se tenta quebrar essas partículas, mais poderosa fica a força. Por isso é impossível isolá-los. Estas forças remetem para o enigma da phýsis como ser, vir-a-ser e não-ser. Como achar uma teoria que ex-plique, sozinha, como a matéria se combina, se mantém unida e se repele? Não seria fundamental pensar a essência da matéria no seu sentido de ser, na medida em que somente há sentido na vigência de ser?


- Manuel Antônio de Castro