Fato

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(Criou página com '== 1 == :"A história tem que se repensar originariamente em seu núcleo de manifestação: o acontecimento, porque o acontecimento é o fato feito ato" (...')
(1)
Linha 1: Linha 1:
== 1 ==
== 1 ==
-
:"A [[história]] tem que se repensar originariamente em seu núcleo de [[manifestação]]: o [[acontecimento]], porque o [[acontecimento]] é o [[fato]] feito [[ato]]" (1). Fato provém do verbo latino ''facere'', cujo particípio passado é ''factum'', que originou no português [[fato]], ou seja, o já feito, o que se tornou realização.
+
: "A [[história]] tem que se repensar originariamente em seu núcleo de [[manifestação]]: o [[acontecimento]], porque o [[acontecimento]] é o [[fato]] feito [[ato]]" (1). Fato provém do verbo latino ''facere'' (fazer, realizar), cujo particípio passado é ''factum'', que originou no português [[fato]], ou seja, o já feito, o que se tornou realização.
Linha 6: Linha 6:
-
:Referência:
+
: Referência:
-
:(1) CASTRO, Manuel Antônio de. ''O acontecer poético''. Rio de Janeiro: Antares, 1982, p. 45.
+
: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. ''O acontecer poético''. Rio de Janeiro: Antares, 1982, p. 45.
 +
 
 +
 
 +
 
 +
 
 +
== 2 ==
 +
: Para [[compreender]] o [[fato]] devemos apreendê-lo em seu [[acontecer]], que é o [[acontecer]] da [[realidade]]. Esta não cessa de se manifestar em [[fenômenos]], sejam históricos, sejam naturais, sejam psíquicos ou até artísticos, enfim, sejam humanos. [[Fenômeno]] é em si um processo acontecendo, se realizando. O [[fato]] indica o resultado final do [[processo]] ou [[fenômeno]] em sua [[realização]]. Todo [[fato]] é o resultado de um [[fazer]] no sentido de [[acontecer]] de [[tempo]] e [[ser]], ou seja, da [[manifestação]] da [[realidade]] em suas [[realizações]]. Não há [[fato]] sem o [[agir]]. Muitas vezes à totalidade dos [[fatos]] denominamos [[real]].
 +
 
 +
 
 +
: - [[Manuel Antônio de Castro]]

Edição de 07h15min de 22 de Setembro de 2017

1

"A história tem que se repensar originariamente em seu núcleo de manifestação: o acontecimento, porque o acontecimento é o fato feito ato" (1). Fato provém do verbo latino facere (fazer, realizar), cujo particípio passado é factum, que originou no português fato, ou seja, o já feito, o que se tornou realização.


- Manuel Antônio de Castro


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. O acontecer poético. Rio de Janeiro: Antares, 1982, p. 45.



2

Para compreender o fato devemos apreendê-lo em seu acontecer, que é o acontecer da realidade. Esta não cessa de se manifestar em fenômenos, sejam históricos, sejam naturais, sejam psíquicos ou até artísticos, enfim, sejam humanos. Fenômeno é em si um processo acontecendo, se realizando. O fato indica o resultado final do processo ou fenômeno em sua realização. Todo fato é o resultado de um fazer no sentido de acontecer de tempo e ser, ou seja, da manifestação da realidade em suas realizações. Não há fato sem o agir. Muitas vezes à totalidade dos fatos denominamos real.


- Manuel Antônio de Castro
Ferramentas pessoais