Ético

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(Criou página com '== 1 == :Em geral, as concepções das questões essenciais, o que seja a realidade, o humano e a poética/arte, nos vêm das seguintes fontes: 1º. Mitos; 2...')
(1)
Linha 1: Linha 1:
== 1 ==
== 1 ==
:Em geral, as concepções das [[questões]] essenciais, o que seja a [[realidade]], o [[humano]] e a [[poética]]/[[arte]], nos vêm das seguintes fontes:
:Em geral, as concepções das [[questões]] essenciais, o que seja a [[realidade]], o [[humano]] e a [[poética]]/[[arte]], nos vêm das seguintes fontes:
-
1º. Mitos; 2º. Religiões; 3º. Filosofias; 4º. Teologias; 5º. Ciência. E todas essas fontes, através da [[ciência]] e no [[paradigma]] da ciência, foram transformadas em [[disciplinas]]. Então, frente às disciplinas temos de nos perguntar que lugar ocupam nelas a poética, uma vez que ela não é nenhum [[cânone]], paradigma, [[modelo]], [[arquétipo]], teoria, corrente crítica, pois não parte de [[conceitos]] [[abstratos], de [[universal]] abstrato. A Poética é uni-versal [[concreto]], porque nela acontece a [[aprendizagem]] de [[vida]] e [[morte]]. E essa aprendizagem é o ético.  
+
1º. Mitos; 2º. Religiões; 3º. Filosofias; 4º. Teologias; 5º. Ciência. E todas essas fontes, através da [[ciência]] e no [[paradigma]] da ciência, foram transformadas em [[disciplinas]]. Então, frente às disciplinas temos de nos perguntar que lugar ocupam nelas a poética, uma vez que ela não é nenhum [[cânone]], paradigma, [[modelo]], [[arquétipo]], teoria, corrente crítica, pois não parte de [[conceitos]] [[abstratos]], de [[universal]] abstrato. A Poética é uni-versal [[concreto]], porque nela acontece a [[aprendizagem]] de [[vida]] e [[morte]]. E essa aprendizagem é o ético.  
: - [[Manuel Antônio de Castro]]
: - [[Manuel Antônio de Castro]]

Edição de 00h59min de 21 de janeiro de 2016

1

Em geral, as concepções das questões essenciais, o que seja a realidade, o humano e a poética/arte, nos vêm das seguintes fontes:

1º. Mitos; 2º. Religiões; 3º. Filosofias; 4º. Teologias; 5º. Ciência. E todas essas fontes, através da ciência e no paradigma da ciência, foram transformadas em disciplinas. Então, frente às disciplinas temos de nos perguntar que lugar ocupam nelas a poética, uma vez que ela não é nenhum cânone, paradigma, modelo, arquétipo, teoria, corrente crítica, pois não parte de conceitos abstratos, de universal abstrato. A Poética é uni-versal concreto, porque nela acontece a aprendizagem de vida e morte. E essa aprendizagem é o ético.


- Manuel Antônio de Castro
Ferramentas pessoais