Formato
De Dicionrio de Potica e Pensamento
Edição feita às 22h21min de 22 de Setembro de 2021 por Profmanuel (Discussão | contribs)
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- "A introdução das conquistas técnicas acarreta duas transformações muito importantes na "voz" tradicional. A primeira diz respeito ao refinamento dos meios tradicionais, centralizados na voz. Hoje não se exige apenas o som, mas a qualidade do som. A outra é mais complexa. A técnica permite o uso simultâneo da voz e da imagem. A conjunção harmônica de som e imagem é que possibilita falar em formato e não simplesmente em forma. A nova representação do real tem de ser feita em som e imagem, mas o fonocentrismo resiste" (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Formato e forma: a criatividade em questão". In: ...: Tempos de metamorfose. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994, p. 90.
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- É na literatura infantil que aparece a força e a integração do formato na forma literária: é o que denominamos apresentação da obra. A literatura infantil, enquanto obra, começa a chamar a atenção por diversos aspectos: o papel (até pano), as cores, os tipos, os tamanhos, as ilustrações, o texto, a diagramação. À perfeita harmonia e integração destes elementos chamamos formato. Um aspecto não pode simplesmente estar acrescido sem integração. Um livro mal diagramado causa estranheza imediatamente. Bem diagramado nem se nota. A diagramação se "esconde" no todo harmônico. Formato e forma do texto configuram a apresentação da obra (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. Tempos de metamorfose. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994, p. 89