Interdisciplinaridade
De Dicionrio de Potica e Pensamento
Edição feita às 22h21min de 25 de Junho de 2018 por Profmanuel (Discussão | contribs)
1
- "A palavra interdisciplinaridade articula-se e move-se em torno de dois núcleos: 1º. O inter-; 2º. A disciplina. Eles não estão aí por mero acaso; necessariamente surgem da dinâmica ambígua da realidade" (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Interdisciplinaridade poética: o 'entre' ". In: Revista Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, 164: 7/36, jan.-mar., 2006, p. 8.
2
- "A interdisciplinaridade é uma outra leitura do real, a leitura que permite o fácil acesso do outro. É nesse movimento tenso onde se desdobra uma trama reveladora: a realidade organiza o pensamento que a organiza" (1).
- Referência:
- (1) PORTELLA, Eduardo. "Cada disciplina é mais do que uma disciplina". In: Revista Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, 164: 159/162, jan.-mar., 2006, p.160.
3
- "A interdisciplinaridade é uma questão. Querer defini-la em conceitos é não compreendê-la em sua essência. A questão é mais ampla e profunda do que o conceito. Esta distinção é fundamental para se pensar qualquer interdisciplinaridade, mas sobretudo a poética. A realidade em seu devir permanente é sempre paradoxal, poética. O conceito é a tentativa constante e necessária de o conhecimento anular o paradoxo da realidade, em sua manifestação poética. Ele não consegue porque a todo conceito subjaz sempre um interstício, um vazio, um silêncio, um velar-se" (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Interdisciplinaridade poética: o 'entre' ". In: Revista Tempo Brasileiro - Interdisciplinaridade: dimensões poéticas, Rio de Janeiro, 164: jan.-mar., 2006, p. 7.
4
- "Nas leituras de obras de poesia e pensamento é necessário deixar-se ser atravessado pelo entre numa tripla dimensão como acima afirma o pensador. São as dimensões poéticas da interdisciplinaridade: 1ª. O Entre-ser; 2ª. O ser-com como diálogo; 3ª. O ser-no-mundo" (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Interdisciplinaridade poética: o 'entre' ". In: Revista Tempo Brasileiro - Interdisciplinaridade: dimensões poéticas, Rio de Janeiro, 164: jan.-mar., 2006, p. 24.