Problema

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: Na [[realidade]], a [[questão]] é sempre a [[mesma]], isto não quer dizer que seja sempre a mesma coisa, pois ela acontece na [[dialética]] de [[pergunta]] e [[resposta]], de [[não saber]] e [[saber]], sempre em aberto, impossível de se fechar, de terminar. Por isso somos históricos.  
: Na [[realidade]], a [[questão]] é sempre a [[mesma]], isto não quer dizer que seja sempre a mesma coisa, pois ela acontece na [[dialética]] de [[pergunta]] e [[resposta]], de [[não saber]] e [[saber]], sempre em aberto, impossível de se fechar, de terminar. Por isso somos históricos.  
: Tudo muda quando a [[questão]] se torna [[problema]].  Todo [[problema]] é localizado, o que pressupõe também uma [[resposta]] localizada. A [[palavra]] [[problema]] diz exatamente isso: o colocar para diante algo, que se re-solve na [[resposta]]. Um [[problema]] pode ter uma solução, a [[questão]] jamais. Na [[questão]] a [[resposta]] nada mais é, quando é [[resposta]], do que uma maneira de re-colocar a [[questão]].
: Tudo muda quando a [[questão]] se torna [[problema]].  Todo [[problema]] é localizado, o que pressupõe também uma [[resposta]] localizada. A [[palavra]] [[problema]] diz exatamente isso: o colocar para diante algo, que se re-solve na [[resposta]]. Um [[problema]] pode ter uma solução, a [[questão]] jamais. Na [[questão]] a [[resposta]] nada mais é, quando é [[resposta]], do que uma maneira de re-colocar a [[questão]].
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: Os [[problemas]] são históricos e circunstanciais, além de passíveis de solução. É certo que por essa condição estão também surgindo sempre novos [[problemas]]. A [[realidade]] histórica produz sempre novos e contínuos [[problemas]]. Mas eles podem ser equacionados e resolvidos. Já as [[questões]] não são históricas. Elas constituem a [[história]]. Por isso mesmo é que o [[ser humano]] tem [[problemas]], mas é constituído pelas [[questões]]. Não é ele que as tem. São elas que o têm. Isso não quer dizer que as [[questões]] são atemporais, pois aí já estaríamos partindo de um conceito de tempo.
: -  [[Manuel Antônio de Castro]].
: -  [[Manuel Antônio de Castro]].

Edição de 01h55min de 30 de Julho de 2017

1

Na realidade, a questão é sempre a mesma, isto não quer dizer que seja sempre a mesma coisa, pois ela acontece na dialética de pergunta e resposta, de não saber e saber, sempre em aberto, impossível de se fechar, de terminar. Por isso somos históricos.
Tudo muda quando a questão se torna problema. Todo problema é localizado, o que pressupõe também uma resposta localizada. A palavra problema diz exatamente isso: o colocar para diante algo, que se re-solve na resposta. Um problema pode ter uma solução, a questão jamais. Na questão a resposta nada mais é, quando é resposta, do que uma maneira de re-colocar a questão.


- Manuel Antônio de Castro.


2

Os problemas são históricos e circunstanciais, além de passíveis de solução. É certo que por essa condição estão também surgindo sempre novos problemas. A realidade histórica produz sempre novos e contínuos problemas. Mas eles podem ser equacionados e resolvidos. Já as questões não são históricas. Elas constituem a história. Por isso mesmo é que o ser humano tem problemas, mas é constituído pelas questões. Não é ele que as tem. São elas que o têm. Isso não quer dizer que as questões são atemporais, pois aí já estaríamos partindo de um conceito de tempo.


- Manuel Antônio de Castro.
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