Realidade

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:(1) BERGMAN, Ingmar. No filme ''Sonata de outono''.
:(1) BERGMAN, Ingmar. No filme ''Sonata de outono''.
:(2) ROSA, João Guimarães. ''Grande sertão: veredas''. 6. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1968, p. 79
:(2) ROSA, João Guimarães. ''Grande sertão: veredas''. 6. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1968, p. 79

Edição de 00h27min de 18 de Agosto de 2009

1

"Pois a realidade é apenas um conceito, ou um princípio, e por realidade quero dizer todo o sistema de valores concectado com este princípio" (1). Logo a seguir define Real como algo metafísico de causas e efeitos. Mas se esse é o real metafísico o que é o real não metafísico? Ou, em sentido grego, o que é a phýsis? Como pensar a realidade ou a hiper-realidade sem pensar a phýsis? Realidade como hiper-realidade - paroxismo e paródia ao mesmo tempo. "Ela aceita todo tipo de interpretação porque ela não faz mais sentido..." (2).


- Manuel Antônio de Castro


Referências:
(1) BAUDRILLARD, Jean. A ilusão vital. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001, p. 69.
(2) Idem, p.83.


2

Numa visão do senso-comum ou do positivismo endêmico, a realidade é o que está aí e nos cerca. Porém, essa questão é bem mais complexa. Essa complexidade pode ser pensada a partir do fragmento 123 de Heráclito, quando diz: "A natureza ama retrair-se" (1), onde a realidade é a tensão no amar tanto do que se manifesta, se desvela, quanto do que se retrai, se vela. Emmanuel Carneiro Leão, a esse propósito, vai falar de totalidade do real ou natureza e tudo que de alguma maneira se desvela, já a realidade é o que se manifestando se retrai. A realização é o amor que é o agir, pelo qual se dá o manifestar-se e o retrair-se. Em suas palavras: "A totalidade do real, o espaço-tempo de todas as coisas, não é apenas o reino aberto das diferenças, onde tudo se distingue de tudo... A totalidade do real é também o reino misterioso da identidade, onde cada coisa não é somente ela mesma, por ser todas as outras, onde os indivíduos não são definíveis, por serem uni-versais, onde tudo é uno: hen panta. No movimento de sua realização, a realidade é tanto o horizonte em expansão da luz de todas as singularidades como a uni-versalidade protetora da noite, onde todos os gatos são pardos" (2). O "hen panta" a que Leão se reporta é o núcleo do fragmento 50 de Heráclito. Por este fragmento também podemos pensar a noite como sendo o silêncio falante do lógos.


- Manuel Antônio de Castro


Referências:
(1) HERÁCLITO et alii. Os pensadores originários. Petrópolis: Vozes, 1991.
(2) LEÃO, Emmanuel Carneiro. Aprendendo a pensar II. Petrópolis: Vozes, 2000, p. 84.


3

"A unidade é o ponto inicial de qualquer desencadear da realidade. Toda realidade é unidade de identidade e diferença. Na medida em que toda unidade é a vigência do mais simples e do mais complexo, toda unidade é sem dobras, e ao mesmo tempo a exigência de dobramento" (1).


Referência:
(1) JARDIM, Antonio. Música: vigência do pensar poético. Rio de Janeiro: 7letras, 2005, p. 53.


Ver também:


4

Realidade não é só o que se vê ou sente. Realidade é propriamente a vigência do vigente que se dando como ver, sentir, criar e crer permanentemente se retrai e vela. Mesmo do que se dá a ver e sentir, vemos e sentimos muito pouco. Por isso mesmo, a vigência do vigente é muito mais do que o consciente e do que o inconsciente. Realidade como vigência do vigente é o ser e o nada do abismal mistério: amor.


- Manuel Antônio de Castro


5

"O sentido da realidade é uma questão de talento. Para a maioria das pessoas falta esse talento... e talvez seja melhor assim..." (1). Não só a realidade de cada um é uma questão de dávida da vida, também a dávida do sentido da realidade é um dom, que se recebeu ou não. Cabe a cada um com simplicidade acolher esse dom e não exigir dos outros o que não recebeu, porque o sentido da realidade não é algo que se consiga pelo uso da razão. Alguém pode ser muito erudito e racional e não ter o dom do sentido da realidade. Os antigos diziam que esse sentido da realidade é uma questão de destino, assim como ser um Beethoven, um Bach, um Sófocles, um Guimarães Rosa, é uma questão de destino. Friedrich Hölderlin para assinalar esse destino nele afirmou num momento de grande lucidez e loucura: "Apolo me feriu". Àquele que foi ferido pelo sentido não cabe deixar de cumprir o destino, que não pode ser confundido com "radicalismo" conceitual e doutrial. Se então há radicalismo, é o radicalismo das questões. E estas é que nos têm, como o destino. O sentido da realidade é o originário da realidade se manifestando. Sentido da realidade é o saber da realidade. Em Grande sertão: veredas, João Guimarães Rosa também se refere a esta questão do sentido da realidade, que ele denomina, ser-tão, dizendo: "Sendo isto. Ao doido doideiras digo...Vou lhe falar. Lhe falo do sertão. Do que não sei...Ninguém ainda não sabe. Só umas raríssimas pessoas - e só essas poucas veredas, veredazinhas" (2). Por que para a maioria das pessoas falta o sentido da realidade não cabe a nós indagar.


- Manuel Antônio de Castro


Referências:
(1) BERGMAN, Ingmar. No filme Sonata de outono.
(2) ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. 6. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1968, p. 79
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