Atitude
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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Edição de 22h10min de 23 de Abril de 2020
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1
- Um artista perante a arte pode produzir obras ou atitudes. Estas dizem respeito a certas regras de conduta mais intelectuais do que propriamente artísticas, pois não se pode dizer que haja uma conduta artística ou atitude artística na medida em que brote da arte, pois, enquanto atitude ou conduta, esta diz respeito ou ao artista como homem ou ao leitor, ouvinte etc. Na arte não há atitudes, há o operar do qual o artista não é a medida. Diz SOUZA: "Ao invés de fazer o poema, o poeta se faz no poema e pelo poema" (1).
- Referência:
- (1) SOUZA, Ronaldes de Melo e. "Historicismo e hermenêutica em Dilthey". In: Modos de interpretação. Revista Tempo Brasileiro, nº 82, 1985, p. 22.
2
- "O que se opõe ao descuido e ao descaso é o cuidado. Cuidar é mais que um ato; é uma atitude. Portanto, abrange mais do que um momento de atenção, de zelo e de desvelo. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro" (1).
- Referência:
- (1) BOFF, Leonardo. "Cuidado: o ethos do humano". In: -----. Saber cuidar - ética do humano, compaixão pela terra. 8. e. Petrópolis: Vozes, 2002, p.33.
3
- "A atitude é uma fonte, gera muitos atos que expressam a atitude de fundo" (1).
- Referência:
- (1) BOFF, Leonardo. "Cuidado: o ethos do humano". In: -----. Saber cuidar - ética do humano, compaixão pela terra. 8. e. Petrópolis: Vozes, 2002, p.33.
4
- "A integração de penhor e bem constitui e perfaz o sentido, tò télos, do empenho na dinâmica da ação. Costuma-se traduzir télos por meta, fim, finalidade. Todavia, télos não diz nem a meta a que dirige a ação nem o fim em que a ação finda, nem a finalidade a que serve a ação. Télos é o sentido, enquanto sentido implica princípio de desenvolvimento, vigor de vida, plenitude de estruturação. Assim o télos, o sentido de toda ação, é consumar a atitude, é o sumo desenvolvimento do vigor de sua plenitude. Atitude, como a consumação de todos os sentidos das ações, to teleio taton, é pois, a perfeita integração de penhor e bem" (1).
- Referência:
- (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. Aprendendo e pensar II. Petrópolis, Vozes, 1992, p. 156.