Rotular
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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: Como vemos, [[rotular]] é se pautar pelas [[dicotomias]] citadas e outras. As [[dicotomias]] ou [[rótulos]] não deixam a [[realidade]] [[acontecer]] em seu [[vigor]] [[originária]], sempre inaugural. Eis aí uma perfeita [[ideia]] do que é [[dicotomia]] e como elas tolhem o [[caminho]] do [[entre]], da [[plena]] [[realização]] pela [[iluminação]] e [[libertação]]. O [[rotular]] cria um [[pseudo]]-[[mundo]]. Quem é escravo do [[hábito]], do [[costume]], do diz-se, não pensa. | : Como vemos, [[rotular]] é se pautar pelas [[dicotomias]] citadas e outras. As [[dicotomias]] ou [[rótulos]] não deixam a [[realidade]] [[acontecer]] em seu [[vigor]] [[originária]], sempre inaugural. Eis aí uma perfeita [[ideia]] do que é [[dicotomia]] e como elas tolhem o [[caminho]] do [[entre]], da [[plena]] [[realização]] pela [[iluminação]] e [[libertação]]. O [[rotular]] cria um [[pseudo]]-[[mundo]]. Quem é escravo do [[hábito]], do [[costume]], do diz-se, não pensa. |
Edição atual tal como 21h44min de 5 de Abril de 2025
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- "Se, um belo dia, o homem abandonar o hábito, o costume, o condicionamento de rotular, de dar nome, de nomear as coisas entre boas e más, feias e bonitas, altas e baixas, pobres e ricas, agradáveis e desagradáveis, e procurar viver neste "entre", nesse meio caminho para a libertação, estará encaminhado no entre-Caminho de que nos fala Heidegger. É justamente com esse homem que Chuang Tzu quer "conversar", dialogar..." (1).
- Como vemos, rotular é se pautar pelas dicotomias citadas e outras. As dicotomias ou rótulos não deixam a realidade acontecer em seu vigor originária, sempre inaugural. Eis aí uma perfeita ideia do que é dicotomia e como elas tolhem o caminho do entre, da plena realização pela iluminação e libertação. O rotular cria um pseudo-mundo. Quem é escravo do hábito, do costume, do diz-se, não pensa.
- Referência:
- (1) ROCHA, Antônio Carlos Pereira Borba. "Diálogo com Chuang Tzu, hoje". In: Revista Tempo Brasileiro, 171 - Permanência e atualidade da Poética. Rio de Janeiro, out.-dez., 2007, p. 167.