Poder

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: (1) CASTELLO, José. "A presença da ausência", crônica. In: ''O Globo'', Segundo caderno, "Prosa": 22-11-2014, p. 5.
: (1) CASTELLO, José. "A presença da ausência", crônica. In: ''O Globo'', Segundo caderno, "Prosa": 22-11-2014, p. 5.
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: "O poder do [[vocabulário]] é [[funcional]] e operativo. É por isso que todo [[vocabulário]], nesse [[sentido]], gera um “ismo”. E nem se nota que o próprio [[mundo]] real se esvai e se retrai nos interstícios dos [[vocabulários]]. É que o [[vocabulário]] não passa, a essa altura, de uma [[representação]] da [[realidade]]. Portanto, como falar ainda da [[realidade]]? É aí que aparece a [[questão]] do [[mistério]]. Eis algo complexo" (1).
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: Referência:
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Obra de arte, vocabulário e mundo". In: ------------. ''Leitura: questões''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 245.

Edição de 20h26min de 14 de Abril de 2017

Tabela de conteúdo

1

"Devido ao mecanismo da funcionalidade, uma sociedade dominada por relações funcionais tende a substituir a autoridade pelo poder. Geralmente se entende por poder a força material à disposição de um sujeito. No entanto, poder nem sempre possui natureza material e nem toda força material é poder. A Essência do poder é o "eu posso" da subjetividade. Trata-se de uma determinação metafísica que reduz toda realidade à objetividade, e toda inferioridade, à subjetividade. No âmbito do poder não pode haver mistério" (1).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Poder e autoridade no cristianismo". In: --------. Aprendendo a pensar I. Teresópolis: Daimon, 2008, p. 225.


2

"Pensando de modo mais originário, querer significa essencializar, dar Essência. Esse querer é que constitui a própria Essência do poder" (1). Em nota, o tradutor Emmanuel Carneiro Leão, diz: "...solches Moegen ist das eigentlich Wesen des Vermoegens...: o verbo moegen, que significa querer e gostar, possui um derivado, ver-moegen, que diz poder. Heidegger determina a Essência própria de ver-moegen (poder) e de moeg-lich (possível), pelo sentido originário de moegen (querer). Querer é poder" (2).


Referência:
(1), HEIDEGGER, Martin. Sobre o humanismo. Trad. Emanuel Carneiro Leão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro: 1967, p. 29.
(2), LEÃO, Emmanuel Carneiro. Nota 14), in: HEIDEGGER, Martin. Sobre o humanismo. Trad. Emanuel Carneiro Leão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro: 1967, p. 29.


3

"Muitos foram os pensadores que não titubearam em assumir posições, muitas vezes, como geralmente acontece, avaliando os riscos, pois o poder entificado é bem mais perigoso e traiçoeiro do que se pode imaginar. Mas nenhuma avaliação tem o poder de prever os meandros do poder e suas finalidades, geralmente dissimuladas" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Ser e estar". In: --------. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p.20.


4

"Devemos, sim, dizer aos pequenos: o impossível pode acontecer. E isso não será apenas uma fantasia inócua ou uma falsa esperança. Aqueles que reduzem a fantasia à mentira ignoram seu poder de criação" (1)


Referência:


(1) CASTELLO, José. "A presença da ausência", crônica. In: O Globo, Segundo caderno, "Prosa": 22-11-2014, p. 5.


5

"O poder do vocabulário é funcional e operativo. É por isso que todo vocabulário, nesse sentido, gera um “ismo”. E nem se nota que o próprio mundo real se esvai e se retrai nos interstícios dos vocabulários. É que o vocabulário não passa, a essa altura, de uma representação da realidade. Portanto, como falar ainda da realidade? É aí que aparece a questão do mistério. Eis algo complexo" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Obra de arte, vocabulário e mundo". In: ------------. Leitura: questões. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 245.
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