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De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: (1) ROSA, João Guimarães. '''Tutameia. Rio, José Olympio, 1967''', p. 12.
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: (1) [[HERÁCLITO]]. In: '''Os [[pensadores]] [[originários]] - Anaximandro, Parmênides, [[Heráclito]]. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 1991''', p. 71.
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: (1) [[HERÁCLITO]]. In: '''Os [[pensadores]] [[originários]] - Anaximandro, Parmênides, [[Heráclito]]. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 71. '''
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: "Nas [[tradições]] do [[Antigo Egito]], '''Ra''' personifica a força criativa cósmica [[primitiva]]. A ''Litania'' descreve '''Ra''' como ''Aquele que reuniu, que surgiu a partir de seus membros''. A [[definição]] egípcia antiga para '''Ra''' é a [[representação]] perfeita da [[Unidade]], que compreende a união de diversas [[entidades]], isto é, ''Aquele que é [[Tudo]]'' " (1).
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: "Nas [[tradições]] do [[Antigo Egito]], '''Ra''' personifica a força criativa cósmica primitiva. A '''Litania''' descreve '''Ra''' como: Aquele que reuniu, que surgiu a partir de seus membros. A [[definição]] egípcia antiga para '''Ra''' é a [[representação]] perfeita da [[Unidade]], que compreende a união de diversas [[entidades]], isto é: Aquele que é [[Tudo]] " (1).
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: (1) GADALLA, Moustafa. "Ra, Força Criativa Cósmica". In: -----. '''Cosmologia egípcia - o universo animado'''. Trad. Fernanda Rossi. São Paulo: Madras Editora, 2003, p. 67.
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: (1) GADALLA, Moustafa.''' "[[Ra]], [[Força]] [[Criativa]] [[Cósmica]]". In: -----. [[Cosmologia]] egípcia - o [[universo]] animado. Trad. Fernanda Rossi. São Paulo: Madras Editora, 2003, p. 67. '''
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: (1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. '''Metafísica'''. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal. Já faleceu.
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: (1) [[HUMMES]], o.f.m. Frei Cláudio.''' [[Metafísica]]. Mimeo. Curso dado em Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois passou por uma ordenação Episcopal e posteriormente foi nomeado Cardeal. '''
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: (1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. '''Metafísica'''. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal. Já faleceu.
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: (1) [[HUMMES]], o.f.m. Frei Cláudio. '''[[Metafísica]]. Mimeo. Curso dado em Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois passou por uma ordenação Episcopal e posteriormente foi nomeado Cardeal. '''

Edição atual tal como 22h18min de 26 de março de 2025

Tabela de conteúdo

1

"O silêncio proposital dá a maior possibilidade de música.
Se viemos do nada é claro que vamos para o tudo" (1).


Referência:
(1) ROSA, João Guimarães. Tutameia. Rio, José Olympio, 1967, p. 12.

2

"Auscultando não a mim, mas ao Logos, é sábio concordar : tudo é um" (1).
Sem dúvida nenhuma, o Logos é o sentido de tudo, pelo qual tudo se interconecta, se inter-relaciona, pois o Logos, enquanto sentido, é a linguagem que dá unidade a tudo, uma vez que a tudo perpassa. De um modo ou de outro, a realidade somente se torna realidade, isto é, unidade de tudo, na medida em que tal tornar-se da realidade é o que denominamos mundo. É por isso que sem Logos não poderia haver a verdade da realidade, ou seja, a sua manifestação ou aletheia, como apreenderam e compreenderam os gregos o que é verdade. É pelo uno que tudo é e é na medida em que o Ser é o uno.


- Manuel Antônio de Castro
Referência:
(1) HERÁCLITO. In: Os pensadores originários - Anaximandro, Parmênides, Heráclito. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 71.

3

"Nas tradições do Antigo Egito, Ra personifica a força criativa cósmica primitiva. A Litania descreve Ra como: Aquele que reuniu, que surgiu a partir de seus membros. A definição egípcia antiga para Ra é a representação perfeita da Unidade, que compreende a união de diversas entidades, isto é: Aquele que é Tudo " (1).


Referência:
(1) GADALLA, Moustafa. "Ra, Força Criativa Cósmica". In: -----. Cosmologia egípcia - o universo animado. Trad. Fernanda Rossi. São Paulo: Madras Editora, 2003, p. 67.

4

"A unidade da pergunta supõe a unidade do perguntado. Por isto, podemos concluir: se a possibilidade de perguntar por tudo está implicada como condição de possibilidade de toda pergunta singularmente determinada, e se a possibilidade de perguntar por tudo se funda na unidade de tudo enquanto este tudo é perguntável, então devemos dizer que a unidade da totalidade do perguntável é condição de possibilidade de qualquer pergunta" (1).


Referência:
(1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. Metafísica. Mimeo. Curso dado em Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois passou por uma ordenação Episcopal e posteriormente foi nomeado Cardeal.

5

"De todas as coisas eu posso perguntar: o que “é”? O que “é” isto? O que “é” aquilo? Também posso perguntar por tudo de uma só vez: o que “é” isto tudo? O que “é” a totalidade e a unidade de tudo aquilo sobre o que posso perguntar? Nada de tudo o que é pode fugir à possibilidade de ser perguntado se “é” e o que “é”. E enquanto ela é perguntável justamente por seu “é”, ela é de todo perguntável, pois todo o que ela é entra neste seu “é”. E também posso perguntar para além de todos os limites por tudo simplesmente, e sempre de novo esta pergunta será sobre o “é” de tudo o que ultrapassa os limites imagináveis. Significa que tudo aquilo a que posso dirigir minha pergunta - e isto significa tudo o que “é” de uma ou de outra forma - tem sua unidade fundamental no fato de que “é”; de cada coisa da realidade em particular e da realidade como totalidade, devo dizer que é perguntável por seu “é”. Ora, o que “é”, nós chamamos de ente" (1).


Referência:
(1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. Metafísica. Mimeo. Curso dado em Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois passou por uma ordenação Episcopal e posteriormente foi nomeado Cardeal.
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