Aura

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:Aura, em relação à [[obra]] de arte, é um conceito complexo. Souza, por exemplo, liga "Aura" à palavra grega ''dzoé'': "O que se perdeu na reprodução foi o significado [[paidéia|paideumático]], nos termos do antropólogo, ou a significação aurática, a que se refere Walter Benjamin. Esta perda da aura na tradução oral de Frobenius é suficiente à indicação de quanto se perde numa reprodução técnica" (1). Ainda no mesmo ensaio, relaciona "Aura" à questão da [[proximidade]] e da [[distância]] , fazendo uma comparação com o ensaio "A Coisa", de Heidegger (2).  
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: [[Aura]], em [[relação]] à [[obra]] de [[arte]], é um [[conceito]] complexo. Ronaldes de Melo e Souza, por exemplo, liga "[[Aura]]" à [[palavra]] grega ''dzoé'': "O que se perdeu na [[reprodução]] foi o [[significado]] [[paideia]]|paideumático, nos termos do antropólogo, ou a [[significação]] aurática, a que se refere Walter Benjamin. Esta perda da [[aura]] na [[tradução]] oral de Frobenius é suficiente à indicação de quanto se perde numa [[reprodução]] técnica" (1). Ainda no mesmo [[ensaio]], relaciona "[[Aura]]" à [[questão]] da [[proximidade]] e da [[distância]], fazendo uma comparação com o [[ensaio]] ''A Coisa'' de [[Heidegger]] (2).  
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:(1) SOUZA, Ronaldes de Melo e. "A epigênese do pós-moderno". In: ''Revista Tempo Brasileiro'', nº 84. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1986, pp. 40-44.  
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: (1) SOUZA, Ronaldes de Melo e.''' "A epigênese do [[pós-moderno]]". In: Revista Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, nº 84, 1986, pp. 40-4.'''
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:(2) HEIDEGGER, Martin. "A Coisa". In:______. ''Ensaios e Conferências''. Petrópolis: Vozes, 2001.
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: (2) [[HEIDEGGER]], Martin.''' "A [[Coisa]]". In: ______. [[Ensaios]] e Conferências. Petrópolis: Vozes, 2001.'''
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:'''Ver também:'''
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:''' *[[Quaternidade]]'''
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: '''*[[Pós-modernidade]]'''

Edição atual tal como 20h51min de 17 de janeiro de 2025

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Aura, em relação à obra de arte, é um conceito complexo. Ronaldes de Melo e Souza, por exemplo, liga "Aura" à palavra grega dzoé: "O que se perdeu na reprodução foi o significado paideia|paideumático, nos termos do antropólogo, ou a significação aurática, a que se refere Walter Benjamin. Esta perda da aura na tradução oral de Frobenius é suficiente à indicação de quanto se perde numa reprodução técnica" (1). Ainda no mesmo ensaio, relaciona "Aura" à questão da proximidade e da distância, fazendo uma comparação com o ensaio A Coisa de Heidegger (2).


Referências:
(1) SOUZA, Ronaldes de Melo e. "A epigênese do pós-moderno". In: Revista Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, nº 84, 1986, pp. 40-4.
(2) HEIDEGGER, Martin. "A Coisa". In: ______. Ensaios e Conferências. Petrópolis: Vozes, 2001.


Ver também:
*Quaternidade
*Pós-modernidade
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