Aura
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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- | :Referências: | + | : Referências: |
- | :(1) SOUZA, Ronaldes de Melo e. "A epigênese do pós-moderno". In: | + | : (1) SOUZA, Ronaldes de Melo e.''' "A epigênese do [[pós-moderno]]". In: Revista Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, nº 84, 1986, pp. 40-4.''' |
- | :(2) HEIDEGGER, Martin. "A Coisa". In:______. | + | : (2) [[HEIDEGGER]], Martin.''' "A [[Coisa]]". In: ______. [[Ensaios]] e Conferências. Petrópolis: Vozes, 2001.''' |
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Edição atual tal como 20h51min de 17 de janeiro de 2025
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- Aura, em relação à obra de arte, é um conceito complexo. Ronaldes de Melo e Souza, por exemplo, liga "Aura" à palavra grega dzoé: "O que se perdeu na reprodução foi o significado paideia|paideumático, nos termos do antropólogo, ou a significação aurática, a que se refere Walter Benjamin. Esta perda da aura na tradução oral de Frobenius é suficiente à indicação de quanto se perde numa reprodução técnica" (1). Ainda no mesmo ensaio, relaciona "Aura" à questão da proximidade e da distância, fazendo uma comparação com o ensaio A Coisa de Heidegger (2).
- Referências:
- (1) SOUZA, Ronaldes de Melo e. "A epigênese do pós-moderno". In: Revista Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, nº 84, 1986, pp. 40-4.
- (2) HEIDEGGER, Martin. "A Coisa". In: ______. Ensaios e Conferências. Petrópolis: Vozes, 2001.
- Ver também: