Krisis

De Dicionário de Poética e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(Criou página com '== 1 == : ''Krisis'', substantivo grego, derivado do verbo ''krinein'', que diz este fundamentalmente julgar, distinguir, diferenciar, tem entre outro...')
 
(uma edição intermediária não está sendo exibida.)
Linha 1: Linha 1:
== 1 ==
== 1 ==
-
: ''[[Krisis]]'', [[substantivo]] [[grego]], derivado do [[verbo]] ''[[krinein]]'', que diz este fundamentalmente [[julgar]], distinguir, [[diferenciar]], tem entre outros [[significados]] o de [[proposição]].
+
: ''[[Krisis]]'', [[substantivo]] [[grego]], derivado do [[verbo]] ''[[krinein]]'', o qual diz, fundamentalmente, [[julgar]], distinguir, [[diferenciar]]. Por sua vez ''[[Krisis]]'' tem entre outros [[significados]] o de [[proposição]].
: - [[Manuel  Antônio de Castro]].
: - [[Manuel  Antônio de Castro]].
 +
 +
== 2 ==
 +
: "A [[questão]] [[fundamental]] é que todo o [[pensamento]] em torno da [[arte]] e da [[retórica]] está estruturado em torno da [[proposição]], ''[[krisis]]'', em [[grego]]. Isto se explica porque [[fundamentalmente ]]ela se torna a matriz da [[verdade]] [[lógica]]. Por isso, ela se move nos [[conceitos]]. Assim o ''[[logos]]'' se vê reduzido a uma [[proposição]] como [[enunciação]] e [[enunciado]] do [[real]]/[[ente]]/''[[on]]''" (1).
 +
 +
 +
: Referência:
 +
 +
: (1) CASTRO, Manuel  Antônio de. "A arte como lugar do porvir". '''Ensaio''' ainda não publicado.

Edição atual tal como 02h14min de 28 de janeiro de 2022

1

Krisis, substantivo grego, derivado do verbo krinein, o qual diz, fundamentalmente, julgar, distinguir, diferenciar. Por sua vez Krisis tem entre outros significados o de proposição.


- Manuel Antônio de Castro.

2

"A questão fundamental é que todo o pensamento em torno da arte e da retórica está estruturado em torno da proposição, krisis, em grego. Isto se explica porque fundamentalmente ela se torna a matriz da verdade lógica. Por isso, ela se move nos conceitos. Assim o logos se vê reduzido a uma proposição como enunciação e enunciado do real/ente/on" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "A arte como lugar do porvir". Ensaio ainda não publicado.
Ferramentas pessoais