Vigorar
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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- | : O [[vigorar]] é o ''[[acontecer poético]]'': dá-se, desvela-se e vela-se. É o [[motivo]] por detrás de um outro [[motivo]]. [[Motivo]] é tudo que vigora na [[realidade]]. Sejam os nossos [[sentidos]], sejam as [[teoria|teorias]], eles nunca [[perceber|percebem]] e nem poderão [[perceber]] o que não se dá a [[perceber]] nos [[sentidos]] e nas [[teorias]]. É que por detrás de todo [[motivo]] há sempre um outro [[motivo]]. É nesse sentido que o [[pensador]] [[Heráclito]] nos diz: "''[[Physis]] kryptestai philei''": A [[realidade]] ama [[velar-se]]. Ou seja: O que não cessa de [[vigorar]] desdobrando-se apropria-se no [[velar-se]]. O que não cessa de [[vigorar]] velando-se é o [[acontecer poético]] da [[realidade]]. O [[motivo]] por detrás de outro [[motivo]] é o [[desvelar-se]] e [[velar-se]]. É isso que os [[gregos]] consideravam [[verdade]], ou seja, ''[[aletheia]]''. | + | : O [[vigorar]] é o ''[[acontecer poético]]'': dá-se, desvela-se e vela-se. É o [[motivo]] por detrás de um outro [[motivo]]. [[Motivo]] é tudo que vigora na [[realidade]]. Sejam os nossos [[sentidos]], sejam as [[teoria|teorias]], eles nunca [[perceber|percebem]] e nem poderão [[perceber]] o que não se dá a [[perceber]] nos [[sentidos]] e nas [[teorias]]. É que por detrás de todo [[motivo]] há sempre um outro [[motivo]]. É nesse sentido que o [[pensador]] [[Heráclito]] nos diz: "''[[Physis]] kryptestai philei''": ''A [[realidade]] ama [[velar-se]]''. Ou seja: O que não cessa de [[vigorar]] desdobrando-se apropria-se no [[velar-se]]. O que não cessa de [[vigorar]] velando-se é o [[acontecer poético]] da [[realidade]]. O [[motivo]] por detrás de outro [[motivo]] é o [[desvelar-se]] e [[velar-se]]. É isso que os [[gregos]] consideravam [[verdade]], ou seja, ''[[aletheia]]''. |
Edição de 20h34min de 21 de Junho de 2021
1
- O vigorar é o acontecer poético: dá-se, desvela-se e vela-se. É o motivo por detrás de um outro motivo. Motivo é tudo que vigora na realidade. Sejam os nossos sentidos, sejam as teorias, eles nunca percebem e nem poderão perceber o que não se dá a perceber nos sentidos e nas teorias. É que por detrás de todo motivo há sempre um outro motivo. É nesse sentido que o pensador Heráclito nos diz: "Physis kryptestai philei": A realidade ama velar-se. Ou seja: O que não cessa de vigorar desdobrando-se apropria-se no velar-se. O que não cessa de vigorar velando-se é o acontecer poético da realidade. O motivo por detrás de outro motivo é o desvelar-se e velar-se. É isso que os gregos consideravam verdade, ou seja, aletheia.
2
- "O vigorar da inclusão é que faz a proximidade e distância fazerem-se sempre presentes no amar e não parecer no aparecer. É o dar-se união amorosa. Só há aparência do aparecer quando há o esquecimento do sentido do ser, porque o aparecer se move no plano dos entes. E estes nunca podem fundar ser, porque só este é vigorar, acontecer. Amar é acontecer" (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Amar e ser". In: ------. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 308.
3
4
- Ao mudar permanecendo e ao permanecer mudando é o que denominamos vigorar. Os gregos denominaram este com a palavra arkhé. A tradução tradicional é princípio. O perigo desta tradução está no seu possível entendimento: que o princípio principie e deixe o principiado à sua sorte se fazendo.