Trindade

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: " [[Agostinho]] concebe a [[unidade]] [[divina]] não como [[vazio]] e inerte, mas como [[plena]], [[viva]] e guardando dentro de si a [[multiplicidade]]. [[Deus]] compreende [[três]] [[pessoas]] iguais e [[consubstanciais]]: [[Pai]], [[Filho]] e [[Espírito Santo]]. O [[Pai]] é a [[essência]] [[divina]] em sua insondável [[profundidade]]; o [[Filho]] é  o [[verbo]], a [[razão]] ou a [[verdade]], através da qual [[Deus]] se manifesta; o [[Espírito Santo]] é o [[amor]], mediante o qual [[Deus]] dá [[nascimento]] a [[todos]] os [[seres]]" (1).

Edição de 02h15min de 16 de Junho de 2021

1

"Que esse Bem é, ao mesmo tempo, e igualmente, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, e que, necessariamente, os três são uma unidade que é o total e sumo Bem" (1).
Na Trindade Nada falta porque é o Nada Criativo. Por isso, é o Total e Sumo Bem.


- Manuel Antônio de Castro.
Referência:
(1) ANSELMO, Santo. "Cap. XXIII". In: Proslógio. Coleção: Os Pensadores. Santo Anselmo - Abelardo. São Paulo: Abril Cultural, 2. e., 1979, p. 118.

2

" Agostinho concebe a unidade divina não como vazio e inerte, mas como plena, viva e guardando dentro de si a multiplicidade. Deus compreende três pessoas iguais e consubstanciais: Pai, Filho e Espírito Santo. O Pai é a essência divina em sua insondável profundidade; o Filho é o verbo, a razão ou a verdade, através da qual Deus se manifesta; o Espírito Santo é o amor, mediante o qual Deusnascimento a todos os seres" (1).


Referência:
(1) PESSANHA, José Américo Motta (Consultor). Santo Agostinho - Vida e Obra. Confissões - De Magistro. Coleção: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1980, p. XVIII.
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