Trindade

De Dicionário de Poética e Pensamento

1

"Que esse Bem é, ao mesmo tempo, e igualmente, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, e que, necessariamente, os três são uma unidade que é o total e sumo Bem" (1).
Na Trindade Nada falta porque é o Nada Criativo. Por isso, é o Total e Sumo Bem.


- Manuel Antônio de Castro.
Referência:
(1) ANSELMO, Santo. "Cap. XXIII". In: Proslógio. Coleção: Os Pensadores. Santo Anselmo - Abelardo. São Paulo: Abril Cultural, 2. e., 1979, p. 118.

2

"Agostinho concebe a unidade divina não como vazio e inerte, mas como plena, viva e guardando dentro de si a multiplicidade. Deus compreende três pessoas iguais e consubstanciais: Pai, Filho e Espírito Santo. O Pai é a essência divina em sua insondável profundidade; o Filho é o verbo, a razão ou a verdade, através da qual Deus se manifesta; o Espírito Santo é o amor, mediante o qual Deus dá nascimento a todos os seres" (1).


Referência:
(1) PESSANHA, José Américo Motta (Consultor). Santo Agostinho - Vida e Obra. Confissões - De Magistro. Coleção: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1980, p. XVIII.

3

"O papel físico e metafísico do Três era reconhecido no Antigo Egito, pois cada unidade é uma força tripla e tem uma natureza dupla. Isto era eloquentemente ilustrado em seus textos e tradições, onde o neter (deus) autoconcebido, Atum, cuspiu Shu e Tefnut, colocou seus braços ao redor deles e seu ka os penetrou, para tornar-se Um novamente. É o Três que é Dois que é Um. Esta ação deu origem à Primeira Trindade, a primeira fundação, o que está claro no Papiro Bremner-Rhind.
Depois de me tornar um neter (deus), havia [então] três neteru (deuses) além de mim [isto é, Atum, Shu e Tefnut] " (1).


Referência:
(1) GADALLA, Moustafa. "A Triangulação da Criação". In: ---. Cosmologia egípcia - o universo animado. Trad. Fernanda Rossi. São Paulo: Madras Editora, 2003, p. 45.
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