Trindade
De Dicionrio de Potica e Pensamento
(Diferença entre revisões)
(→1) |
(→1) |
||
Linha 1: | Linha 1: | ||
== 1 == | == 1 == | ||
- | : "Que esse [[Bem]] é, ao mesmo [[tempo]], e igualmente, o Pai, o Filho e o [[Espírito Santo]], e que, necessariamente, os [[três]] são uma [[unidade]] que é o [[total]] e [[sumo]] [[Bem]]" (1). | + | : "Que esse [[Bem]] é, ao mesmo [[tempo]], e igualmente, o [[Pai]], o [[Filho]] e o [[Espírito Santo]], e que, necessariamente, os [[três]] são uma [[unidade]] que é o [[total]] e [[sumo]] [[Bem]]" (1). |
: Na [[Trindade]] [[Nada]] falta porque é o [[Nada Criativo]]. Por isso, é o Total e [[Sumo]] [[Bem]]. | : Na [[Trindade]] [[Nada]] falta porque é o [[Nada Criativo]]. Por isso, é o Total e [[Sumo]] [[Bem]]. |
Edição de 02h04min de 16 de Junho de 2021
1
- "Que esse Bem é, ao mesmo tempo, e igualmente, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, e que, necessariamente, os três são uma unidade que é o total e sumo Bem" (1).
- Na Trindade Nada falta porque é o Nada Criativo. Por isso, é o Total e Sumo Bem.
- Referência:
- (1) ANSELMO, Santo. "Cap. XXIII". In: Proslógio. Coleção: Os Pensadores. Santo Anselmo - Abelardo. São Paulo: Abril Cultural, 2. e., 1979, p. 118.
2
- " Agostinho concebe a unidade divina não como vazio e inerte, mas como plena, viva e guardando dentro de si a multiplicidade. Deus compreende três pessoas iguais e consubstanciais: Pai, Filho e Espírito Santo. O Pai é a essência divina em sua insondável profundidade; o Filho é o verbo, a razão ou a verdade, através da qual Deus se manifesta; o Espírito Santo é o amor, mediante o qual Deus dá nascimento a todos os seres" (1).
- Referência:
- (1) PESSANHA, José Américo Motta (Consultor). Santo Agostinho - Vida e Obra. Confissões - De Magistro. Coleção: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1980, p. XVIII.