Trindade

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: "Que esse [[Bem]] é, ao mesmo [[tempo]], e igualmente, o Pai, o Filho e o [[Espírito Santo]], e que, necessariamente, os [[três]] são uma [[unidade]] que é o [[total]] e [[sumo]] [[Bem]]" (1).  
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: Na [[Trindade]] [[Nada]] falta porque é o [[Nada Criativo]]. Por isso, é o [[Total]] e [[Sumo]] [[Bem]].
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: (1) ANSELMO, Santo. "Cap. XXIII - Que esse [[Bem]] é, ao mesmo [[tempo]], e igualmente, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, e que, necessariamente, os três são uma [[unidade]] que é o [[total]] e [[sumo]] [[Bem]]" (1). In: ''Proslógio''. Coleção: '''Os Pensadores'''. '''Santo Anselmo''' - '''Abelardo'''. São Paulo: Abril Cultural, 2. e., 1979, p. 118.
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: (1) ANSELMO, Santo. "Cap. XXIII". In: '''Proslógio'''. Coleção: '''Os Pensadores'''. '''Santo Anselmo''' - '''Abelardo'''. São Paulo: Abril Cultural, 2. e., 1979, p. 118.
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Edição de 02h03min de 16 de Junho de 2021

1

"Que esse Bem é, ao mesmo tempo, e igualmente, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, e que, necessariamente, os três são uma unidade que é o total e sumo Bem" (1).
Na Trindade Nada falta porque é o Nada Criativo. Por isso, é o Total e Sumo Bem.


- Manuel Antônio de Castro.
Referência:
(1) ANSELMO, Santo. "Cap. XXIII". In: Proslógio. Coleção: Os Pensadores. Santo Anselmo - Abelardo. São Paulo: Abril Cultural, 2. e., 1979, p. 118.

2

" Agostinho concebe a unidade divina não como vazio e inerte, mas como plena, viva e guardando dentro de si a multiplicidade. Deus compreende três pessoas iguais e consubstanciais: Pai, Filho e Espírito Santo. O Pai é a essência divina em sua insondável profundidade; o Filho é o verbo, a razão ou a verdade, através da qual Deus se manifesta; o Espírito Santo é o amor, mediante o qual Deusnascimento a todos os seres" (1).


Referência:
(1) PESSANHA, José Américo Motta (Consultor). Santo Agostinho - Vida e Obra. Confissões - De Magistro. Coleção: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1980, p. XVIII.
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