Trindade

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(1)
(2)
Linha 13: Linha 13:
: Referência:
: Referência:
-
: (1) PESSANHA, José Américo Motta (Consultor). ''Santo Agostinho'' - Vida e Obra. ''Confissões'' - ''De Magistro''. Coleção: '''Os Pensadores''. São Paulo: Abril Cultural, 1980, p. XVIII.
+
: (1) PESSANHA, José Américo Motta (Consultor). '''Santo Agostinho''' - Vida e Obra. '''Confissões''' - '''De Magistro'''. Coleção: '''Os Pensadores'''. São Paulo: Abril Cultural, 1980, p. XVIII.

Edição de 22h26min de 9 de Junho de 2021

1

"Que esse Bem é, ao mesmo tempo, e igualmente, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, e que, necessariamente, os três são uma unidade que é o total e sumo Bem" (1). Na Trindade Nada falta porque é o Nada Criativo. Por isso, é o Total e Sumo Bem.


- Manuel Antônio de Castro.
(1) ANSELMO, Santo. "Cap. XXIII - Que esse Bem é, ao mesmo tempo, e igualmente, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, e que, necessariamente, os três são uma unidade que é o total e sumo Bem" (1). In: Proslógio. Coleção: Os Pensadores. Santo Anselmo - Abelardo. São Paulo: Abril Cultural, 2. e., 1979, p. 118.

2

" Agostinho concebe a unidade divina não como vazio e inerte, mas como plena, viva e guardando dentro de si a multiplicidade. Deus compreende três pessoas iguais e consubstanciais: Pai, Filho e Espírito Santo. O Pai é a essência divina em sua insondável profundidade; o Filho é o verbo, a razão ou a verdade, através da qual Deus se manifesta; o Espírito Santo é o amor, mediante o qual Deusnascimento a todos os seres" (1).


Referência:
(1) PESSANHA, José Américo Motta (Consultor). Santo Agostinho - Vida e Obra. Confissões - De Magistro. Coleção: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1980, p. XVIII.
Ferramentas pessoais