Educação

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: "Por [[formação]] completa entendamos então: uma [[educação]] em que o [[sentido]] da [[realidade]] e do [[ser humano]] sejam tão importantes quanto qualquer [[educação]] técnico-funcional" (1).
: "Por [[formação]] completa entendamos então: uma [[educação]] em que o [[sentido]] da [[realidade]] e do [[ser humano]] sejam tão importantes quanto qualquer [[educação]] técnico-funcional" (1).
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Fundar e fundamentar". In: ------. ''Arte: o humano e o destino''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 101.

Edição de 19h38min de 15 de Agosto de 2019

1

"A palavra "bilden" formar-se, significa, por um lado, propor e prescerever um modelo. Por outro, desenvolver e transformar disposições previamente dadas. A formação apresenta ao homem um modelo para servir de parâmetro à sua ação e omissão. Toda formação necessita de um paradigma previamente estabelecido e um ideal comum de formação e garantir-lhe o domínio paressupõe uma situação inquestionável e estável em todos os sentidos. Esta pressuposição, por sua vez, há de se fundar por uma no poder irresistível de uma razão imutável e seus princípios. O pensamento do sentido, ao invés, nos põe a caminho do lugar de nossa morada" (1). Vemos nitidamente o que é uma educação originária, a do pensamento, e a formal, segundo modelos prévios. Na Modernidade, época das visões de mundo, predomina a educação formal, paradigmática. Porém, a realidade não cabe em paradigmas nem a educação formal pode dar conta do real.


- Manuel Antônio de Castro
Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. Ciência e pensamento do sentido. In: --------. Ensaios e conferências. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Vozes: 2002, p. 58.

2

"Por formação completa entendamos então: uma educação em que o sentido da realidade e do ser humano sejam tão importantes quanto qualquer educação técnico-funcional" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Fundar e fundamentar". In: ------. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 101.
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