Educação
De Dicionrio de Potica e Pensamento
(Diferença entre revisões)
(→1) |
(→1) |
||
Linha 4: | Linha 4: | ||
: - [[Manuel Antônio de Castro]] | : - [[Manuel Antônio de Castro]] | ||
- | |||
: Referência: | : Referência: | ||
: (1) HEIDEGGER, Martin. Ciência e pensamento do sentido. In: --------. ''Ensaios e conferências''. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Vozes: 2002, p. 58. | : (1) HEIDEGGER, Martin. Ciência e pensamento do sentido. In: --------. ''Ensaios e conferências''. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Vozes: 2002, p. 58. | ||
- | |||
- | |||
== 2 == | == 2 == | ||
: "Por [[formação]] completa entendamos então: uma [[educação]] em que o [[sentido]] da [[realidade]] e do [[ser humano]] sejam tão importantes quanto qualquer [[educação]] técnico-funcional" (1). | : "Por [[formação]] completa entendamos então: uma [[educação]] em que o [[sentido]] da [[realidade]] e do [[ser humano]] sejam tão importantes quanto qualquer [[educação]] técnico-funcional" (1). |
Edição de 19h36min de 15 de Agosto de 2019
1
- "A palavra "bilden" formar-se, significa, por um lado, propor e prescerever um modelo. Por outro, desenvolver e transformar disposições previamente dadas. A formação apresenta ao homem um modelo para servir de parâmetro à sua ação e omissão. Toda formação necessita de um paradigma previamente estabelecido e um ideal comum de formação e garantir-lhe o domínio paressupõe uma situação inquestionável e estável em todos os sentidos. Esta pressuposição, por sua vez, há de se fundar por uma fé no poder irresistível de uma razão imutável e seus princípios. O pensamento do sentido, ao invés, nos põe a caminho do lugar de nossa morada" (1). Vemos nitidamente o que é uma educação originária, a do pensamento, e a formal, segundo modelos prévios. Na Modernidade, época das visões de mundo, predomina a educação formal, paradigmática. Porém, a realidade não cabe em paradigmas nem a educação formal pode dar conta do real.
- Referência:
- (1) HEIDEGGER, Martin. Ciência e pensamento do sentido. In: --------. Ensaios e conferências. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Vozes: 2002, p. 58.
2
- "Por formação completa entendamos então: uma educação em que o sentido da realidade e do ser humano sejam tão importantes quanto qualquer educação técnico-funcional" (1).