Renascimento

De Dicionário de Poética e Pensamento

1

"A preocupação dos egípcios - quase obsessiva - com as ideias de nascimento e renascimento era o elemento fundamental de suas crenças funerárias: o renascimento era um dos estágios da existência após a morte. Os textos egípcios afirmam claramente que "a alma está no Céu, o corpo está na Terra" (Tumba de Pepi I), isto é, eles esperavam que o corpo físico ressuscitasse" (1).


Referência:
(1) GADALLA, Moustafa. "A Vida Após a Terra". In: ---. Cosmologia egípcia - o universo animado. Trad. Fernanda Rossi. São Paulo: Madras Editora, 2003, p. 147.+++

2

"Se alguém me perguntasse "mas como podes chamar aquele Francisco de grande poeta, se ele não nos legou nada mais do que a canção Laudes Creaturarum, eu responderia: ele nos deu as imagens imortais de Giotto, belas lendas e as canções de Jacopone e de todos os outros, além de mil obras preciosas que, sem ele e o secreto poder de amor de sua alma, jamais teriam surgido. Ele foi um daqueles grandes seres enigmáticos, um dos mais antigos que, inconscientemente, ajudaram a construir a obra gigantesca e milagrosa chamada Renascença, ou seja, o renascimento do espírito e das artes" (1).


Referência:
(1) HESSE, Hermann. Francisco de Assis. Trad. Kristina Michahelles. Rio de Janeiro / São Paulo: Record, 1. e., 2019, p. 60.
Ferramentas pessoais