Língua egípcia

De Dicionário de Poética e Pensamento

1

"Os caracteres egípcios foram chamados pelos gregos de "hieróglifos" ("sinais sagrados"). O egípcio pertence à família das línguas Hamito-semita (afro-asiática) e até hoje é uma das línguas conhecidas que esteve em uso por mais tempo, ou seja, numa tradição ininterrupta ao longo de quase cinco milênios. A escrita hieroglífica nunca se tornou, durante este longo período, um sistema fixo, sempre novos hieróglifos foram sendo criados, de modo que são conhecidos um total de cerca de 7.000 hieróglifos. Destes, cerca de 700 se tornaram o repertório padrão que um escriba precisava conhecer. No quarto século depois de Cristo foi realizada a última inscrição hieroglífica e depois o conhecimento do significado dos hieróglifos foi perdido" (1).


Referência:
(1) Texto distribuído no Neues Museum – Berlim.

2

Egípcio é a língua falada no Egito Antigo. "Ela distingue quanto à escrita, pois usavam hieróglifos. Apesar do caráter pictórico dos hieróglifos, não se trata de uma escrita de imagens. A maioria dos desenhos em um texto é de valores fonéticos - quase exclusivamente consonantais. Os textos podem, dependendo da posição ou da representação pictórica correspondente, serem escritos da direita para a esquerda ou da esquerda para a direita, ou escritos em linhas horizontais e colunas verticais. A direção da leitura tem de ser especialmente reconhecida pelos caracteres que representam animais ou pessoas: eles sempre olham para o começo" (1).


Referência:
(1) Texto distribuído no Neues Museum – Berlim.

3

"Egípcio. Para escrever, o egípcio utilizava três formas de escrita, a hieroglífica, a hierática e a demótica. Estes sistemas eram muito complexos e pouco eficazes para a linguagem administrativa, eram patrimônio de uma elite cada vez mais restrita e que, entre outras dificuldades, não podiam reproduzir termos estrangeiros, já que não transcreviam vogais. Quando Alexandre Magno conquistou Egito, em 332 a.C., introduziu o grego na administração. Meio milênio mais tarde, o incipiente cristianismo, interessado em espalhar a sua doutrina, adaptou o grego, que já estava um pouco fossilizado no formalismo da burocracia oficial, para transcrever a língua falada pelas pessoas em sua vida cotidiana, nascendo, assim, a língua copta. Na sua evolução, o copta tomou grande número de empréstimos do grego, língua oficial imposta pela Dinastia ptolemaica. Já no século V era a língua utilizada na literatura no Alto Egito" (1).


Referência:
(1) www.pt.wikipedia.org/wiki/Língua_copta
Ferramentas pessoais