Tema

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(1)
(1)
 
(2 edições intermediárias não estão sendo exibidas.)
Linha 1: Linha 1:
== 1 ==
== 1 ==
-
: Em relação às [[artes]] não basta ter [[conhecimentos]], pois elas são essencialmente portadoras de [[saber]]. Nelas se fazem presentes os [[conhecimentos]] e o [[saber]]. Nenhuma [[ciência]] produz [[saber]], só [[conhecimentos]]. A [[diferença]] fundamental entre [[conhecimentos]] e [[saber]] é muito simples de dizer, mas dificílimo de [[compreender]] e [[realizar]]: Os [[conhecimentos]] se movem em torno de [[problemas]], que podem ser resolvidos. O [[saber]] se move em torno de [[questões]], que só podem ser aprofundadas, pois uma [[questão]] nunca é resolvida. A [[sabedoria]] se tece com os [[saberes]]. Por isso, a [[sabedoria]] ilumina e liberta. Cada um [[ser]] o [[próprio]] é [[ser]] [[sábio]].
+
: Em relação às [[artes]] não basta ter [[conhecimentos]], pois elas são essencialmente portadoras de [[saber]]. Nelas se fazem presentes os [[conhecimentos]] e o [[saber]]. Nenhuma [[ciência]] produz [[saber]], só [[conhecimentos]]. A [[diferença]] fundamental entre [[conhecimentos]] e [[saber]] é muito simples de dizer, mas dificílimo de [[compreender]] e [[realizar]]: Os [[conhecimentos]] se movem em torno de [[problemas]], que podem ser resolvidos. O [[saber]] se move em torno de [[questões]], que só podem ser aprofundadas, pois uma [[questão]] nunca é resolvida. A [[sabedoria]] se tece com os [[saberes]]. Por isso, a [[sabedoria]] ilumina e liberta. Cada um [[ser]] o [[próprio]] é [[ser]] [[sábio]]. Em [[relação]] ao [[tema]], só podemos ter [[conhecimentos]], apropriadamente nomeados [[científicos]], isto é, [[racionais]] e [[lógicos]]. A [[arte]] ultrapassa o [[âmbito]] dos [[conhecimentos]]. As [[obras de arte]] [[verdadeiras]] são portadoras de [[saber]]. Os [[conhecimentos]] em torno de um [[tema]] geram uma [[temática]]. Uma [[temática]] pode [[ser]] [[comum]] a [[obras]] de [[diferentes]] [[autores]] e de [[diferentes]] [[épocas]]. As [[temáticas]] geraram os [[diferentes]] [[estilos]] de [[época]], um modo [[formal]] de [[ensinar]] e [[classificar]] as [[obras de arte]]. Claro que do ponto de vista propriamente [[poético]], os [[estilos de época]] são [[insuficientes]] para [[apreenderem]] a [[essência]] das [[obras de arte]] e [[essencialmente]] [[formais]]. O [[estudo]] de um [[estilo de época]] nunca leva o [[aluno]] a uma [[aprendizagem]], somente a um [[aprendizado]].
: - [[Manuel Antônio de Castro]]
: - [[Manuel Antônio de Castro]]

Edição atual tal como 14h20min de 21 de Dezembro de 2019

1

Em relação às artes não basta ter conhecimentos, pois elas são essencialmente portadoras de saber. Nelas se fazem presentes os conhecimentos e o saber. Nenhuma ciência produz saber, só conhecimentos. A diferença fundamental entre conhecimentos e saber é muito simples de dizer, mas dificílimo de compreender e realizar: Os conhecimentos se movem em torno de problemas, que podem ser resolvidos. O saber se move em torno de questões, que só podem ser aprofundadas, pois uma questão nunca é resolvida. A sabedoria se tece com os saberes. Por isso, a sabedoria ilumina e liberta. Cada um ser o próprio é ser sábio. Em relação ao tema, só podemos ter conhecimentos, apropriadamente nomeados científicos, isto é, racionais e lógicos. A arte ultrapassa o âmbito dos conhecimentos. As obras de arte verdadeiras são portadoras de saber. Os conhecimentos em torno de um tema geram uma temática. Uma temática pode ser comum a obras de diferentes autores e de diferentes épocas. As temáticas geraram os diferentes estilos de época, um modo formal de ensinar e classificar as obras de arte. Claro que do ponto de vista propriamente poético, os estilos de época são insuficientes para apreenderem a essência das obras de arte e essencialmente formais. O estudo de um estilo de época nunca leva o aluno a uma aprendizagem, somente a um aprendizado.


- Manuel Antônio de Castro