Psicologia

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(1)
(1)
Linha 6: Linha 6:
: (1) GADALLA, Moustafa. "O Ser Humano". In: ------. ''Cosmologia egípcia - o universo animado''. Trad. Fernanda Rossi. São Paulo: Madras Editora, 2003, p. 94.
: (1) GADALLA, Moustafa. "O Ser Humano". In: ------. ''Cosmologia egípcia - o universo animado''. Trad. Fernanda Rossi. São Paulo: Madras Editora, 2003, p. 94.
 +
 +
 +
 +
== 2 ==
 +
: Segundo a  [[definição]] tradicional dicionarizada, [[Psicologia]] é a [[ciência]] que trata dos [[estados]] e [[processos]] [[mentais]], do [[comportamento]] do [[ser humano]] e de suas [[interações]] com um [[ambiente]] [[físico]] e [[social]]. Esta [[concepção]] da [[psique]] [[humana]] só leva em conta os [[aspectos]] ditos [[científicos]], os que se adequam a uma [[ciência]] cujo [[horizonte]] dos [[fenômenos]] [[psíquicos]] é determinado pela [[lógica]]. Disso resulta o ''[[psicologismo]]'' [[moderno]].
 +
 +
 +
: - [[Manuel Antônio de Castro]].

Edição de 15h24min de 29 de Outubro de 2019

1

"O sistema psicológico egípcio baseia-se na presença de 12 centros de poder. Uma vez a cada duas horas diurnas ou noturnas, um destes centros atinge o pico das atividades, devido à passagem de Ra, o sol do sangue, e, em seguida, retorna a adormecer. As alterações das energias solares vermelha e branca, nas áreas onde os doze poderes permanecem adormecidos nos órgãos do corpo, são resultado do ritmo cósmico. Esta atividade ocorre doze vezes ao dia. Doze também é o número de signos zodiacais do Grande Ano" (1).


Referência:
(1) GADALLA, Moustafa. "O Ser Humano". In: ------. Cosmologia egípcia - o universo animado. Trad. Fernanda Rossi. São Paulo: Madras Editora, 2003, p. 94.


2

Segundo a definição tradicional dicionarizada, Psicologia é a ciência que trata dos estados e processos mentais, do comportamento do ser humano e de suas interações com um ambiente físico e social. Esta concepção da psique humana só leva em conta os aspectos ditos científicos, os que se adequam a uma ciência cujo horizonte dos fenômenos psíquicos é determinado pela lógica. Disso resulta o psicologismo moderno.


- Manuel Antônio de Castro.