Presença

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:"Latência é o traço mais característico do [[ser]] enquanto presença, pois é o que em todo presente constitui a presença, e, para todo ser latente, a [[possibilidade]] mesma de sua [[latência]]" (1).
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: "A palavra portuguesa pre-sença forma-se do latim: prae, que diz o que está antes e o que está à frente, mas no sentido de abertura, de [[lugar]], o [[entre]] em que se dá a [[travessia]] destinal de cada [[sendo]]. Por isso, o radical de presença, -sença, provém do latim ''sentia'', que implica o verbo latino esse, isto é, [[ser]] (1).
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:(1) TORRANO, Jaa. ''O sentido de Zeus''. São Paulo: Iluminuras, 1996, p. 18.
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. ''Arte: o humano e o destino''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 228.
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Edição de 01h50min de 11 de março de 2016

1

"A palavra portuguesa pre-sença forma-se do latim: prae, que diz o que está antes e o que está à frente, mas no sentido de abertura, de lugar, o entre em que se dá a travessia destinal de cada sendo. Por isso, o radical de presença, -sença, provém do latim sentia, que implica o verbo latino esse, isto é, ser (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 228.

2

“Afundar as mãos na terra não é olhar para trás e imergir em recordações, mas trazer para a presença aquilo que se dá no exato momento de sua evocação, e esta é nossa relação com um poema: de presença. Memória é fundamentalmente presença do que se vela” (1).


Referência:
(1) PESSANHA, Fábio Santana. A hermenêutica do mar – Um estudo sobre a poética de Virgílio de Lemos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2013, p. 107.


3

"A presença é o tender permanente à plenificação, que é o acontecer que se dá no operar da própria obra. O que rege esse tender é a Cura. Daí tudo se centralizar, no que o ser humano é, em sua essência, em torno de Cura" (1).


Referência:
CASTRO, Manuel Antônio de. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 226.


4

"Há uma ligação profunda entre presença e presente. É que na presença o ser se faz tempo-presente e o presente é o ser vigorando enquanto tempo, é uma doação: o tempo dá-se, torna-se presente" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 228.