Passado

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: Pensamento é a reflexão em que vigora a [[renúncia]] a qualquer pretensão de convencer. "No âmbito do pensamento Essencial, toda a refutação é uma nescidade" (1). O pensamento se entrega à renúncia para [[deixar]] a renúncia mesma falar. Quando a própria renúncia fala, temos a [[vigência]] do pensamento. "Em seu [[dizer]], o pensamento eleva apenas à [[linguagem]] a [[palavra]] impronunciada do [[Ser]]" (2).
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: "O [[Pensamento]] é um [[passado]] tão vigente que sempre está por vir. Qualquer esforço da [[Filosofia]] não deixa de ser um esforço do e pelo [[Pensamento]]. E por quê? Porque nenhum esforço filosófico, em qualquer hora, tanto outrora como agora, pode dispensar a força de [[futuro]] do [[Pensamento]] no [[passado]]. Por isso também toda a [[Filosofia]] vive de [[pensar]] a [[História]] da [[Filosofia]]" (1).
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:- [[Manuel Antônio de Castro]]
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: Referência:
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: (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Apresentação". In: -------. ''Filosofia grega - uma introdução''. Teresópolis/RJ: Daimon Editora, 2010, p. 13.
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:Referências:
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:(1) HEIDEGGER, Martin. ''Sobre o humanismo''. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1967, p. 59.
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:(2) Idem, p. 96.
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Edição de 15h10min de 16 de Maio de 2017

1

"Se o passado fosse só o passageiro, o que em um tempo foi, depois desapareceu e não é mais, não haveria memória nem a possibilidade de inconsciente" (1).


Referência:
CASTRO, Manuel Antônio de. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 255.



2

"O Pensamento é um passado tão vigente que sempre está por vir. Qualquer esforço da Filosofia não deixa de ser um esforço do e pelo Pensamento. E por quê? Porque nenhum esforço filosófico, em qualquer hora, tanto outrora como agora, pode dispensar a força de futuro do Pensamento no passado. Por isso também toda a Filosofia vive de pensar a História da Filosofia" (1).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Apresentação". In: -------. Filosofia grega - uma introdução. Teresópolis/RJ: Daimon Editora, 2010, p. 13.
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