Objeto

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Idea, Eidos". Conf. proferida  na UERJ, em 2005.
: (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Idea, Eidos". Conf. proferida  na UERJ, em 2005.
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: "[[Tudo]] que for limitado pela [[forma]], aspecto, som, cor,
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:  Chama-se ''[[objeto]]''.
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:  Entre todos eles, só o [[homem]]
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:  É mais do que um [[objeto]].
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:  Embora, como os [[objetos]], possua ele [[forma]] e aspecto,
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:  Não se limita pela [[forma]]. Ele é mais.
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:  Não pode atingir a [[não-forma]].
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:  Quando está ele além da [[forma]] e aspecto,
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:  Além 'deste', ou 'daquele',
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:  Onde a comparação
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:  Com outro [[objeto]]?
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:  Onde o conflito?
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:  O que pode servir de obstáculo?
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:  Ele ficará em seu [[lugar]] [[eterno]]
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:  Que é o [[não-lugar]]" (1).
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: Referência:
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: (1) MERTON, Thomas. ''A via de Chuang Tzu'', 9. e. Petrópolis: Vozes, 1999, p. 137.

Edição de 19h45min de 6 de Agosto de 2018

1

"Um outro exemplo da idade moderna de criação da razão e da consciência é de Kant, cogitans objectum me objectum, da Analítica dos Princípios. Pensando o objeto que não sou eu, mas que se opõe a mim e por isso é “ob-jecto”, descubro que sou eu que penso o objeto oposto a mim. Essa oposição não é tão radical assim. Por isso, isso é o que constitui a consciência. Sem essa experiência de não ser radical, de não ser por exclusividade e exclusão radical a diferença entre sujeito e objeto; por isso é que há a possibilidade da consciência, que pode se tornar qualquer coisa, sem violar e deturpar a diferença" (1).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Idea, Eidos". Conf. proferida na UERJ, em 2005.


2

"Tudo que for limitado pela forma, aspecto, som, cor,
Chama-se objeto.
Entre todos eles, só o homem
É mais do que um objeto.
Embora, como os objetos, possua ele forma e aspecto,
Não se limita pela forma. Ele é mais.
Não pode atingir a não-forma.
Quando está ele além da forma e aspecto,
Além 'deste', ou 'daquele',
Onde a comparação
Com outro objeto?
Onde o conflito?
O que pode servir de obstáculo?
Ele ficará em seu lugar eterno
Que é o não-lugar" (1).
Referência:
(1) MERTON, Thomas. A via de Chuang Tzu, 9. e. Petrópolis: Vozes, 1999, p. 137.