Natureza

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: "Sempre constatei que a [[ciência]] ocidental era um pouco considerada como um imperialismo, como uma maneira muito particular de se verem as [[coisas]] ligada, justamente, a essas [[leis]] da [[natureza]]. Ora, na China, por exemplo, [[natureza]] significa o que se faz espontaneamente. A [[ideia]] das [[leis]] da [[natureza]] é, portanto, estranha às outras [[tradições]] culturais. E, tenho a impressão - e isto gostaria de desenvolver - que hoje em dia a [[ciência]] oferece perspectivas mais [[universais]]" (1).

Edição de 22h40min de 13 de Outubro de 2017

1

"Ao vigor vigente como tal os gregos denominavam phýsis e ao acontecer dessa vigência: a-létheia ou poíesis, isto é, desvelamento, na medida em que este é a essência da verdade. O des-velamento, essência da mudança, é a verdade enquanto o poético do real, da phýsis. Este mudar originário é a essência da História, ou seja, é o próprio acontecer poético do real, da physis enquanto natureza E cultura" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Permanência e atualidade da Poética". In: Revista Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro: n. 171, out.-dez. 2007, p. 12.


2

"Sempre constatei que a ciência ocidental era um pouco considerada como um imperialismo, como uma maneira muito particular de se verem as coisas ligada, justamente, a essas leis da natureza. Ora, na China, por exemplo, natureza significa o que se faz espontaneamente. A ideia das leis da natureza é, portanto, estranha às outras tradições culturais. E, tenho a impressão - e isto gostaria de desenvolver - que hoje em dia a ciência oferece perspectivas mais universais" (1).


Referência:
(1) PRIGOGINE, Ilya. "Estaremos às vésperas de um terceiro humanismo?". In: Revista Tempo Brasileiro - Cultura, ciência e técnica, 168, jan.-mar., 2007, p. 7.
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