Matriz

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(1)
(1)
 
Linha 1: Linha 1:
== 1 ==
== 1 ==
-
:Matriz se originou da palavra latina ''matrix'', que por sua vez provém de ''mater'', mãe.  ''Mater'' deu origem a [[matéria]]. Esta ligação é natural porque matéria diz [[energia]] irradiante, fonte de [[luz]], de [[vida]]. E é nesse sentido que a mãe é matriz, porque nela a vida se reproduz. Matriz jamais diz [[modelo]], pois este é fôrma em que se moldam coisas iguais, gerando [[uniformidade]]. A mãe é matriz porque nela se geram filhos sempre diferentes. Se o modelo é [[causal]], a matriz é [[não-causal]], é sempre [[originária]], porque é [[identidade]] concreta das [[diferenças]]. Dessa maneira a obra de arte é sempre matriz, dando [[origem]] a [[interpretações]] diferentes, em [[épocas]] diferentes. É nesse sentido que a [[obra de arte]] é [[poética]] e jamais pode ser reduzida a qualquer [[teoria]] classificatória das obras de arte em épocas e gêneros. Toda [[classificação]] parte de um modelo prévio.  
+
: [[Matriz]] se originou da [[palavra]] latina ''[[matrix]]'', que por sua vez provém de ''[[mater]]'', [[mãe]].  ''[[Mater]]'' deu [[origem]] também a [[matéria]]. Esta ligação é [[natural]] porque [[matéria]] diz [[energia]] irradiante, [[fonte]] de [[luz]], de [[vida]]. E é nesse [[sentido]] que a [[mãe]] é [[matriz]], porque nela a [[vida]] se [[reproduz]]. [[Matriz]] jamais diz [[modelo]], pois este é [[fôrma]] em que se moldam [[coisas]] [[iguais]], [[gerando]] [[uniformidade]]. A [[mãe]] é [[matriz]] porque nela se [[geram]] filhos sempre [[diferentes]]. Se o [[modelo]] é [[causal]], a [[matriz]] é [[não-causal]], é sempre [[originária]], porque é [[identidade]] [[concreta]] das [[diferenças]]. Dessa maneira a [[obra de arte]] é sempre [[matriz]], dando [[origem]] a [[interpretações]] [[diferentes]], em [[épocas]] [[diferentes]]. É nesse [[sentido]] que a [[obra de arte]] é [[poética]] e jamais pode ser reduzida a qualquer [[teoria]] classificatória das [[obras de arte]] em [[épocas]] e [[gêneros]]. Toda [[classificação]] parte de um [[modelo]] prévio.  
: - [[Manuel Antônio de Castro]]
: - [[Manuel Antônio de Castro]]

Edição atual tal como 01h32min de 26 de Novembro de 2019

1

Matriz se originou da palavra latina matrix, que por sua vez provém de mater, mãe. Mater deu origem também a matéria. Esta ligação é natural porque matéria diz energia irradiante, fonte de luz, de vida. E é nesse sentido que a mãe é matriz, porque nela a vida se reproduz. Matriz jamais diz modelo, pois este é fôrma em que se moldam coisas iguais, gerando uniformidade. A mãe é matriz porque nela se geram filhos sempre diferentes. Se o modelo é causal, a matriz é não-causal, é sempre originária, porque é identidade concreta das diferenças. Dessa maneira a obra de arte é sempre matriz, dando origem a interpretações diferentes, em épocas diferentes. É nesse sentido que a obra de arte é poética e jamais pode ser reduzida a qualquer teoria classificatória das obras de arte em épocas e gêneros. Toda classificação parte de um modelo prévio.


- Manuel Antônio de Castro