Hóstia
De Dicionrio de Potica e Pensamento
(Diferença entre revisões)
(→1) |
|||
Linha 1: | Linha 1: | ||
+ | __NOTOC__ | ||
== 1 == | == 1 == | ||
- | :"Quando o cristão recebe a hóstia, recebe em seu corpo mortal a [[divindade]]. A hóstia não representa o cristo. Ela é o cristo. Pode um [[corpo]] [[mortal]] acolher em si o corpo [[imortal]] de deus? Estas [[perguntas]] que procuram apenas circunscrever alguma [[lógica]] de [[representação]] não conseguem se articular com o [[fato]] de que ao acolher em si o corpo imortal do cristo que é a hóstia, o cristão é ele mesmo acolhido ao mesmo tempo no corpo de cristo que é a igreja, que é a cristandade. O acolhido acolhe. [[Contradição]] [[originária]]. Neste mútuo [[acolhimento]], tornam-se [[um]], o cristão e o cristo. Tornados um na [[corporeidade]] da ocasião sagrada, cristão e cristo não se igualam, contudo. O que os reúne, os separa. O cristo, acolhido no fiel com o qual se faz um único corpo, consuma a [[existência]] do cristão. Na medida em que o cristo acolhe o cristão em seu [[corpo]], ele o liberta para ser plenamente o que é. O fiel, porquanto acolhe em si o cristo, também manifesta o cristo na plenitude do seu ser, pois o cristo se consuma no ser-acolhido [[libertador]] por cada cristão" (1). | + | :"Quando o cristão recebe a hóstia, recebe em seu corpo mortal a [[divindade]]. A hóstia não representa o cristo. Ela é o cristo. Pode um [[corpo]] [[mortal]] acolher em si o corpo [[imortal]] de deus? Estas [[pergunta|perguntas]] que procuram apenas circunscrever alguma [[lógica]] de [[representação]] não conseguem se articular com o [[fato]] de que ao acolher em si o corpo imortal do cristo que é a hóstia, o cristão é ele mesmo acolhido ao mesmo tempo no corpo de cristo que é a igreja, que é a cristandade. O acolhido acolhe. [[Contradição]] [[originária]]. Neste mútuo [[acolhimento]], tornam-se [[um]], o cristão e o cristo. Tornados um na [[corporeidade]] da ocasião sagrada, cristão e cristo não se igualam, contudo. O que os reúne, os separa. O cristo, acolhido no fiel com o qual se faz um único corpo, consuma a [[existência]] do cristão. Na medida em que o cristo acolhe o cristão em seu [[corpo]], ele o liberta para ser plenamente o que é. O fiel, porquanto acolhe em si o cristo, também manifesta o cristo na plenitude do seu ser, pois o cristo se consuma no ser-acolhido [[libertador]] por cada cristão" (1). |
Edição atual tal como 15h29min de 19 de janeiro de 2014
1
- "Quando o cristão recebe a hóstia, recebe em seu corpo mortal a divindade. A hóstia não representa o cristo. Ela é o cristo. Pode um corpo mortal acolher em si o corpo imortal de deus? Estas perguntas que procuram apenas circunscrever alguma lógica de representação não conseguem se articular com o fato de que ao acolher em si o corpo imortal do cristo que é a hóstia, o cristão é ele mesmo acolhido ao mesmo tempo no corpo de cristo que é a igreja, que é a cristandade. O acolhido acolhe. Contradição originária. Neste mútuo acolhimento, tornam-se um, o cristão e o cristo. Tornados um na corporeidade da ocasião sagrada, cristão e cristo não se igualam, contudo. O que os reúne, os separa. O cristo, acolhido no fiel com o qual se faz um único corpo, consuma a existência do cristão. Na medida em que o cristo acolhe o cristão em seu corpo, ele o liberta para ser plenamente o que é. O fiel, porquanto acolhe em si o cristo, também manifesta o cristo na plenitude do seu ser, pois o cristo se consuma no ser-acolhido libertador por cada cristão" (1).
- Referência:
- (1) BRAGA, Diego. A terceira margem do mito: hermenêutica da corporeidade. In: Revista Terceira margem. Revista do Programa de Pós-graduação em Ciência da Literatura da UFRJ. Ano XIV, 22, jan.-jun, 2010, p. 58.