Entificação

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(Criou página com ':Veja o verbete ente')
 
Linha 1: Linha 1:
-
:Veja o verbete [[ente]]
+
== 1 ==
 +
: Quando começou a negação dos [[Deuses]] e a [[afirmação]] do [[Deus]] único, a tendência foi a [[própria]] [[entificação]] desse [[Deus]]. E o que é a [[entificação]] senão o perdermos o [[sagrado]] como [[sagrado]] e reduzi-lo a [[algo]] [[entitativo]], ainda que [[infinito]] e [[racional]], localizado no [[Céu]], sentado em um [[trono]] como [[símbolo]] de [[poder]], que passou a ser denominado: [[paraíso]]? Perdeu-se completamente a [[experienciação]] do [[sagrado]] como [[energia]] [[ético]]-[[poética]] [[transformadora]] e [[realizadora]]. A resistência maior a esta [[entificação]] encontramos nas grandes [[obras de arte]] e de [[pensamento]].
 +
 
 +
: Certamente, na [[história]] da filosofia]], todas essas tendências à [[entificação]] de [[Deus]] e perda do [[sagrado]] se concentraram em duas [[disciplinas]]: a [[metafísica]] e a [[teologia]]. 
 +
 
 +
: Veja ainda o verbete [[ente]]

Edição atual tal como 22h23min de 22 de Novembro de 2020

1

Quando começou a negação dos Deuses e a afirmação do Deus único, a tendência foi a própria entificação desse Deus. E o que é a entificação senão o perdermos o sagrado como sagrado e reduzi-lo a algo entitativo, ainda que infinito e racional, localizado no Céu, sentado em um trono como símbolo de poder, que passou a ser denominado: paraíso? Perdeu-se completamente a experienciação do sagrado como energia ético-poética transformadora e realizadora. A resistência maior a esta entificação encontramos nas grandes obras de arte e de pensamento.
Certamente, na história da filosofia]], todas essas tendências à entificação de Deus e perda do sagrado se concentraram em duas disciplinas: a metafísica e a teologia.
Veja ainda o verbete ente