Diferença

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:Toda diferenciação é um [[crescer]] tendo como fim, como plena [[realização]], o que lhe dá [[sentido]] e atrai: o ser originário, o desejo a ser conquistado. Toda diferença procura a [[origem]] daquilo que a constitui, pois é a partir dela, vigorando nela, que se diferencia e é. Mas é um aproximar-se do que se retrai não para outra [[posição]], mas para o que já desde sempre é: [[vazio]], [[plenitude]], [[não-posição]], ''[[nada criativo]]'' (1).
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:Referência:
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. ''Arte: o humano e o destino''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 307.
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:"O substantivo, no entanto, desencadeia realidade ontológica em que toda [[coisa]] é e ao mesmo tempo não é, numa disputa dinâmica em que vigora a diferença – e por diferença não se quer dizer aqui “oposição” já que toda oposição se baseia numa [[medida]] ideal cuja identidade já foi estabelecida de antemão. A própria palavra “diferença” já aponta para o convívio [[entre]] duas dimensões distintas: a do conhecido/revelado/aquilo que é e a do desconhecido/velado/aquilo que não é" (1).
:"O substantivo, no entanto, desencadeia realidade ontológica em que toda [[coisa]] é e ao mesmo tempo não é, numa disputa dinâmica em que vigora a diferença – e por diferença não se quer dizer aqui “oposição” já que toda oposição se baseia numa [[medida]] ideal cuja identidade já foi estabelecida de antemão. A própria palavra “diferença” já aponta para o convívio [[entre]] duas dimensões distintas: a do conhecido/revelado/aquilo que é e a do desconhecido/velado/aquilo que não é" (1).

Edição de 03h45min de 25 de Julho de 2012

1

Toda diferenciação é um crescer tendo como fim, como plena realização, o que lhe dá sentido e atrai: o ser originário, o desejo a ser conquistado. Toda diferença procura a origem daquilo que a constitui, pois é a partir dela, vigorando nela, que se diferencia e é. Mas é um aproximar-se do que se retrai não para outra posição, mas para o que já desde sempre é: vazio, plenitude, não-posição, nada criativo (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 307.


2

"O substantivo, no entanto, desencadeia realidade ontológica em que toda coisa é e ao mesmo tempo não é, numa disputa dinâmica em que vigora a diferença – e por diferença não se quer dizer aqui “oposição” já que toda oposição se baseia numa medida ideal cuja identidade já foi estabelecida de antemão. A própria palavra “diferença” já aponta para o convívio entre duas dimensões distintas: a do conhecido/revelado/aquilo que é e a do desconhecido/velado/aquilo que não é" (1).


Referência:
(1) MAROUVO, Patrícia. (ensaio a ser publicado)
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