Transcendental
De Dicionário de Poética e Pensamento
(Diferença entre revisões)
(→1) |
(→1) |
||
Linha 1: | Linha 1: | ||
== 1 == | == 1 == | ||
- | : "Dessa maneira, vivemos permanentemente nossa [[vida]] à [[procura]], isto é, ''pro-'' para diante, para o [[não-limite]] e o livre [[ser]]. E [[cura]], o [[cuidado]] de [[ser]]. É, dessa maneira, o atuar da ''[[libido]]'' ''essendi'' [de [[ser]] ], [[origem]] da [[liberdade]] plena e do não ficar preso e limitado aos [[bens]] e prazeres da ''[[libido]]'' ''sentiendi'' [do [[sentir]] ]. Sem os excluir, necessita também do [[bem]] e da [[beleza]], do [[compreender-se]] (''[[libido]]'' ''sciendi'' [conhecer/tomar consciência]) [[uno]] e [[verdadeiro]]" (1). | + | : "Dessa maneira, vivemos permanentemente nossa [[vida]] à [[procura]], isto é, ''pro-'' para diante, para o [[não-limite]] e o livre [[ser]]. E [[cura]], o [[cuidado]] de [[ser]]. É, dessa maneira, o atuar da ''[[libido]]'' ''essendi'' [de [[ser]] ], [[origem]] da [[liberdade]] plena e do não ficar preso e limitado aos [[bens]] e prazeres da ''[[libido]]'' ''sentiendi'' [do [[sentir]]]. Sem os excluir, necessita também do [[bem]] e da [[beleza]], do [[compreender-se]] (''[[libido]]'' ''sciendi'' [conhecer/tomar consciência]) [[uno]] e [[verdadeiro]]" (1). |
Edição de 01h00min de 16 de Novembro de 2017
1
- "Dessa maneira, vivemos permanentemente nossa vida à procura, isto é, pro- para diante, para o não-limite e o livre ser. E cura, o cuidado de ser. É, dessa maneira, o atuar da libido essendi [de ser ], origem da liberdade plena e do não ficar preso e limitado aos bens e prazeres da libido sentiendi [do sentir]. Sem os excluir, necessita também do bem e da beleza, do compreender-se (libido sciendi [conhecer/tomar consciência]) uno e verdadeiro" (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Eros, o humano e os humanismos". In: Eros, tecnologia, transumanismo. MONTEIRO, Maria Conceição e Outros (org.). Rio de Janeiro: Caetés, 2015, p. 47.