Estética

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:Não podemos reduzir o [[sentido]] da vida às sensações dos [[sentidos]]. Estes geram estados sem o sentido do [[ser]]. Por isso, o sentido da vida não se pode reduzir às sensações estéticas nem a estesias racionais ou simbólicas. A Estética diz respeito a estados não ao sentido de ser. A estesia é sempre [[causal]]. Já o [[poético]] é [[não-causal]], porque vigora no sentido do [[silêncio]] do  ser. Em nosso [[mundo]] ou [[real]] atual onde predominam os meios de [[comunicação]] com um poder enorme de  criação de estesias racionais e simbólicas, há uma tendência muito forte para as pessoas viverem dessas [[estesias]] e passarem a considerá-las como sendo a [[realidade]]. E isso ainda fica mais acentuado pela expansão e domínio cada vez maior da realidade [[virtual]] e seu poder de provocar sensações estéticas.  
:Não podemos reduzir o [[sentido]] da vida às sensações dos [[sentidos]]. Estes geram estados sem o sentido do [[ser]]. Por isso, o sentido da vida não se pode reduzir às sensações estéticas nem a estesias racionais ou simbólicas. A Estética diz respeito a estados não ao sentido de ser. A estesia é sempre [[causal]]. Já o [[poético]] é [[não-causal]], porque vigora no sentido do [[silêncio]] do  ser. Em nosso [[mundo]] ou [[real]] atual onde predominam os meios de [[comunicação]] com um poder enorme de  criação de estesias racionais e simbólicas, há uma tendência muito forte para as pessoas viverem dessas [[estesias]] e passarem a considerá-las como sendo a [[realidade]]. E isso ainda fica mais acentuado pela expansão e domínio cada vez maior da realidade [[virtual]] e seu poder de provocar sensações estéticas.  
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: Quanto à [[verdade poética]], ela se tornou propriedade da estética. A estética é a [[poética]] cientifizada. E ela quer entificar a verdade poética, dentro do mesmo jogo de compra e venda de sensações estéticas. A [[sensação]] sem o [[sentido]] é um [[estar]] sem [[ser]].
: - [[Manuel Antônio de Castro]]
: - [[Manuel Antônio de Castro]]

Edição de 22h32min de 12 de março de 2016

1

A estética está essencialmente ligada a um sentimento de prazer e nem sempre tiramos as devidas consequências teóricas em relação a um conceito de arte estética, ou seja, entre a estética e a filosofia da arte. Michel Haar explica bem isso quando, entre outras coisas, afirma: "A estética, em primeiro lugar, na realidade só pode preocupar-se com o sujeito, e não com a natureza do objeto representado. Achar uma coisa bela é sentir subjetivamente um elo necessário entre a representação desta coisa e o prazer que esta representação produz" (1).


- Manuel Antônio de Castro


Referência:
(1) HAAR, Michel. A obra de arte. Rio de Janeiro: Difel, 2000, p. 33.


2

A questão da estética está ligada ao belo e à percepção, através dos sentidos e das sensações elaboradas racionalmente, ou seja, são as sensações representadas pelo e no sujeito. Na estética predomina a epistemologia e não a ontologia. Por isso, a estética se opõe à poética enquanto esta apreende o vigorar do poético. O estético não foi e jamais será um transcendental.


- Manuel Antônio de Castro


3

Não podemos reduzir o sentido da vida às sensações dos sentidos. Estes geram estados sem o sentido do ser. Por isso, o sentido da vida não se pode reduzir às sensações estéticas nem a estesias racionais ou simbólicas. A Estética diz respeito a estados não ao sentido de ser. A estesia é sempre causal. Já o poético é não-causal, porque vigora no sentido do silêncio do ser. Em nosso mundo ou real atual onde predominam os meios de comunicação com um poder enorme de criação de estesias racionais e simbólicas, há uma tendência muito forte para as pessoas viverem dessas estesias e passarem a considerá-las como sendo a realidade. E isso ainda fica mais acentuado pela expansão e domínio cada vez maior da realidade virtual e seu poder de provocar sensações estéticas.


- Manuel Antônio de Castro


4

Quanto à verdade poética, ela se tornou propriedade da estética. A estética é a poética cientifizada. E ela quer entificar a verdade poética, dentro do mesmo jogo de compra e venda de sensações estéticas. A sensação sem o sentido é um estar sem ser.


- Manuel Antônio de Castro
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