Querer
De Dicionário de Poética e Pensamento
(Diferença entre revisões)
Profmanuel (Discussão | contribs)
(Criou página com '== 1 == :Há uma tensão essencial entre saber e querer, ou seja, vontade e razão: ''poÃesis'' e ''lógos''. Ela, como referência dupla essencial (entre ''poÃesis'' e...')
Edição posterior →
Edição de 04h05min de 20 de Outubro de 2013
1
- Há uma tensão essencial entre saber e querer, ou seja, vontade e razão: poÃesis e lógos. Ela, como referência dupla essencial (entre poÃesis e lógos, vontade e razão, ser e ente, limite e não-limite, verdade e não-verdade) se torna a questão das questões, a questão do entre-ser e da liberdade. Aqui naufraga a subjetividade e se abrem as portas para a questão de ser e mônada (ente). Toda a modernidade é o grande debate sobre a vontade e a razão (querer e saber), afirmados ôntica e epistemicamente. O caminho do tempo e da história, porque onticamente considerados, deságua hoje na memória alargada até o génos/moÃra. Nesses e por esses a questão se coloca como ser e saber, onde o querer é cura do ser como realização enquanto saber. Daà a questão do mito em Narciso: por que o saber implica a morte? Assim como em Midas, o querer implica também a morte. No entre vige o mito de Prometeu, mas dimensionado pelo mito de Cura, na medida em que esse remete para o fingere. Em todos e sempre presente, a morte. Por isso Cristo, Prometeu, Narciso, Midas, Cura experienciam a Morte, a descida ao rio Léthe. O que a Morte tem a ver com o querer e o não-querer, com verdade e não-verdade? Como questão, o querer é mais complexo do que aquilo que normalmente se compreende por vontade.