Alteridade

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: De que se trata aqui? Da questão da alteridade e de tudo o que ela implica. Como fica claro no poema, há três alteridades" (1).
: De que se trata aqui? Da questão da alteridade e de tudo o que ela implica. Como fica claro no poema, há três alteridades" (1).
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: "Alguém poderia, no entanto, objetar que o [[sujeito]] também pode [[perguntar]] por si mesmo, [[saber]] a si mesmo, parecendo assim destruir a [[necessidade]] da [[relação]] [[sujeito]]-[[objeto]].  A esta objeção se responde que realmente se trata aqui de mera [[aparência]].  De fato, quando o [[sujeito]] pergunta por si mesmo, torna-se para si mesmo, até certa medida, [[objeto]].  Neste caso, ele não é mais [[sujeito]] como puramente [[sujeito]], mas [[sujeito]] como [[sujeito]]-[[objeto]]" (1). Dessa maneira, o [[eu]] aparece como sendo ao mesmo tempo um [[outro]]. É a [[alteridade]].
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: - [[Manuel Antônio de Castro]].
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: Referência:
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: (1) HUMMES, o.f.m. Cláudio. ''Metafísica''. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal.

Edição de 15h33min de 22 de Junho de 2020

1

"A palavra alteridade advém do vocábulo latino alteritas, que significa ser outro, portanto, designa o exercício de colocar-se no lugar do outro, de perceber o outro como uma pessoa singular e subjetiva. A alteridade é o reconhecimento e o respeito das diferenças entre as pessoas. A alteridade é o reconhecimento da diferença, tanto no significado linguístico comum quanto no significado filosófico, pois a alteridade é o que é, por essência e definição, diferente" (1).


Referência:
(1) (https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/conceito-alteridade.htm)

2

"Vejamos a questão da alteridade. Como diz Fernando Pessoa:
 : E os que lêem o que escreve
 : Na dor lida sentem bem
 : Não as duas que ele teve
 : Mas só a que eles não têm.

(In: Autopsicografia).

De que se trata aqui? Da questão da alteridade e de tudo o que ela implica. Como fica claro no poema, há três alteridades" (1).

3

"Alguém poderia, no entanto, objetar que o sujeito também pode perguntar por si mesmo, saber a si mesmo, parecendo assim destruir a necessidade da relação sujeito-objeto. A esta objeção se responde que realmente se trata aqui de mera aparência. De fato, quando o sujeito pergunta por si mesmo, torna-se para si mesmo, até certa medida, objeto. Neste caso, ele não é mais sujeito como puramente sujeito, mas sujeito como sujeito-objeto" (1). Dessa maneira, o eu aparece como sendo ao mesmo tempo um outro. É a alteridade.


- Manuel Antônio de Castro.
Referência:
(1) HUMMES, o.f.m. Cláudio. Metafísica. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal.
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