Temático

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: "Não se trata, porém, de um [[saber]] [[temático]], e menos ainda de um [[saber]] [[empírico]] [[objetivo]].  Trata-se antes de um [[pré-saber]] [[atemático]], que é pressuposto e posto juntamente com o [[exercício]] da [[pergunta]] como [[condição]] de sua [[possibilidade]]. A [[própria]] [[pergunta]] deve, portanto, ser perguntada sobre sua [[condição]] de [[possibilidade]], e o [[atemático]] [[pré-saber]] deve [[ser]] elevado a [[saber]] [[tematizado]]. Temos, assim, descoberto já um [[possível]] ponto de [[partida]] para [[encontrar]] o [[ser]] do [[ente]]:  a [[pergunta]]" (1).
: "Não se trata, porém, de um [[saber]] [[temático]], e menos ainda de um [[saber]] [[empírico]] [[objetivo]].  Trata-se antes de um [[pré-saber]] [[atemático]], que é pressuposto e posto juntamente com o [[exercício]] da [[pergunta]] como [[condição]] de sua [[possibilidade]]. A [[própria]] [[pergunta]] deve, portanto, ser perguntada sobre sua [[condição]] de [[possibilidade]], e o [[atemático]] [[pré-saber]] deve [[ser]] elevado a [[saber]] [[tematizado]]. Temos, assim, descoberto já um [[possível]] ponto de [[partida]] para [[encontrar]] o [[ser]] do [[ente]]:  a [[pergunta]]" (1).
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: Referência:
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: (1) HUMMES, o.f.m. Cláudio. ''Metafísica''. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal.
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: "... para [[eu]] [[poder]] [[perguntar]] sobre a [[pergunta]], a [[pergunta]] deve ter condições de [[possibilidade]] que estão implicadas no [[exercício]] espontâneo e [[concreto]] da [[pergunta]], mas ainda não as possua sob a forma de [[conhecimento]] claro e explícito, ou seja, [[temático]]" (1).

Edição de 20h53min de 18 de Junho de 2020

1

"No saber do ser partimos do atemático, aquilo que ainda não se tornou tema de reflexão para saber. E chegamos assim ao temático, aquilo que se tornou tema de reflexão para saber. Projetemos esta reflexão na imagem do horizonte: quanto mais se sobe e desce, mais o horizonte se torna visível e não-visível, pois ele articula esse “entremisterioso, enquanto encontro de horizontalidade e verticalidade, de ver e não-ver, de saber (temático) e não-saber (atemático).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O ser, o agir e o humano". In: ---------. Leitura: questões. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 201.

2

"Não se trata, porém, de um saber temático, e menos ainda de um saber empírico objetivo. Trata-se antes de um pré-saber atemático, que é pressuposto e posto juntamente com o exercício da pergunta como condição de sua possibilidade. A própria pergunta deve, portanto, ser perguntada sobre sua condição de possibilidade, e o atemático pré-saber deve ser elevado a saber tematizado. Temos, assim, descoberto já um possível ponto de partida para encontrar o ser do ente: a pergunta" (1).


Referência:
(1) HUMMES, o.f.m. Cláudio. Metafísica. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal.

3

"... para eu poder perguntar sobre a pergunta, a pergunta deve ter condições de possibilidade que estão implicadas no exercício espontâneo e concreto da pergunta, mas ainda não as possua sob a forma de conhecimento claro e explícito, ou seja, temático" (1).


Referência:
(1) HUMMES, o.f.m. Cláudio. Metafísica. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal.
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