Daimon

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(Criou página com '== 1 == : " ''Ethos anthroupou daimon'' " - "A morada do homem, o extraordinário"(1) : Referência: : (1) HERÁCLITO, frag. 119. Trad. Emmanuel Carneiro L...')
(1)
Linha 6: Linha 6:
: (1) HERÁCLITO, frag. 119. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. In: ''Os pensadores originários - Anaximandro, Parmênides, Heráclito''. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 91.
: (1) HERÁCLITO, frag. 119. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. In: ''Os pensadores originários - Anaximandro, Parmênides, Heráclito''. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 91.
 +
 +
 +
 +
== 2 ==
 +
: "... a [[palavra]] ''[[daimon]]'', de ''daiomai'' significa: o [[doar]] retirando-se. A maneira de [[doar]] não é aquela em que aquilo que se doou desaparece na [[doação]]. Não, é aquilo que sobrevive na [[doação]]. É o que diz ''daiomai'', de onde vem esse ''[[daimon]]''. Então, esse ''[[daimon]]'' é uma [[atuação]] que não se deixa controlar, administrar, [[praticar]] ou programar. É alguma [[coisa]] que se esquiva e, por isso, possibilita toda e qualquer modalidade de [[realização]] [[vital]], mesmo nas tentativas de [[querer]] destruir a [[vida]]. Pois essas tentativas de [[destruir]] a [[vida]] não podem ser conscientes e não são transparentes, mas se vestem, se escamoteiam e se camuflam de [[proteção]] à [[vida]]" (1).
 +
 +
 +
: Referência:

Edição de 22h13min de 22 de Setembro de 2019

1

" Ethos anthroupou daimon " - "A morada do homem, o extraordinário"(1)


Referência:
(1) HERÁCLITO, frag. 119. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. In: Os pensadores originários - Anaximandro, Parmênides, Heráclito. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 91.


2

"... a palavra daimon, de daiomai significa: o doar retirando-se. A maneira de doar não é aquela em que aquilo que se doou desaparece na doação. Não, é aquilo que sobrevive na doação. É o que diz daiomai, de onde vem esse daimon. Então, esse daimon é uma atuação que não se deixa controlar, administrar, praticar ou programar. É alguma coisa que se esquiva e, por isso, possibilita toda e qualquer modalidade de realização vital, mesmo nas tentativas de querer destruir a vida. Pois essas tentativas de destruir a vida não podem ser conscientes e não são transparentes, mas se vestem, se escamoteiam e se camuflam de proteção à vida" (1).


Referência:
Ferramentas pessoais