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De Dicionrio de Potica e Pensamento
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+ | : "O [[tema]] central na [[filosofia]] [[grega]], começando com Parmênides e Górgias nos concerne a [[pensar]] o que [[não é]]. [[Pensar]], portanto, consiste em uma [[relação]] com a [[coisa]] sobre a qual a [[pessoa]] pensa. No entanto, nenhuma [[relação]] pode [[acontecer]] se o que é relatado não acontece. Podemos, às vezes, [[pensar]] o que não existe. E isso é a [[loucura]]. Uma [[vida]] tão solipsista que acaba por afastar-se completamente da [[realidade]]" (1). | ||
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+ | : (1) FRECHEIRAS, Marta Luzie de Oliveira. "Intencionalidade, memória e reminiscência em Aristóteles". In: Revista ''Tempo Brasileiro - Interdisciplinaridade: dimensões poéticas'', 164. Rio de Janeiro: jan.-mar. 2006, p. 38. |
Edição de 23h01min de 25 de Abril de 2019
1
- "Que o que gasta, vai gastando o diabo de dentro da gente, aos pouquinhos, é o razoável sofrer. E a alegria de amor - compadre meu Quelemém diz. Família. Deveras? É, e não é. O senhor ache e não ache. Tudo é e não é..." (1). Há, portanto, uma dialética essencial entre ser e não ser.
- Referência:
- (1) ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1968, p. 12.
2
- "O tema central na filosofia grega, começando com Parmênides e Górgias nos concerne a pensar o que não é. Pensar, portanto, consiste em uma relação com a coisa sobre a qual a pessoa pensa. No entanto, nenhuma relação pode acontecer se o que é relatado não acontece. Podemos, às vezes, pensar o que não existe. E isso é a loucura. Uma vida tão solipsista que acaba por afastar-se completamente da realidade" (1).
- Referência:
- (1) FRECHEIRAS, Marta Luzie de Oliveira. "Intencionalidade, memória e reminiscência em Aristóteles". In: Revista Tempo Brasileiro - Interdisciplinaridade: dimensões poéticas, 164. Rio de Janeiro: jan.-mar. 2006, p. 38.