Função

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(Criou página com '== 1 == : "As funções são determinadas por quatro causas: duas internas: material e formal, e duas externas: eficiente e final. As causas material e eficiente são...')
(1)
Linha 1: Linha 1:
== 1 ==
== 1 ==
: "As [[funções]] são determinadas por quatro [[causas]]: duas internas: material e formal, e duas externas: eficiente e final. As [[causas]] material e eficiente são sempre “sujeito” em níveis diferentes (''[[physis]]'' / [[homem]]) e a formal e final são os predicativos ou [[objetos]]. Implícitos estão sempre o [[fundamento]] e a [[causalidade]], porque [[pensar]] na chave do [[fundamento]] é já [[pensar]] na chave da [[causalidade]]. Esse é o [[paradigma]] ocidental sofístico: retórico, gramatical e metafísico" (1).
: "As [[funções]] são determinadas por quatro [[causas]]: duas internas: material e formal, e duas externas: eficiente e final. As [[causas]] material e eficiente são sempre “sujeito” em níveis diferentes (''[[physis]]'' / [[homem]]) e a formal e final são os predicativos ou [[objetos]]. Implícitos estão sempre o [[fundamento]] e a [[causalidade]], porque [[pensar]] na chave do [[fundamento]] é já [[pensar]] na chave da [[causalidade]]. Esse é o [[paradigma]] ocidental sofístico: retórico, gramatical e metafísico" (1).
 +
 +
 +
: Referência:
 +
 +
: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Fundar e fundamentar". In: ''Pensamento no Brasil, v.I - Emmanuel Carneiro Leão''.  SANTORO, Fernando e Outros, Org. Rio de Janeiro: Hexis, 2010, p. 213.
 +
 +
 +
 +
== 2 ==
 +
: "... neste nosso [[mundo]] de hoje, onde tudo é dominado pela sofística causal e finalista. Tudo tem que servir para algo, tudo é [[causa]] de alguma coisa, isto é, tem que ter alguma [[função]]. E surge o [[paradoxo]]: [[Nada]] é sem [[função]] ([[fundamentar]]). ''[[Nada]]'' é sem [[função]] ([[fundar]])" (1).

Edição de 20h50min de 15 de Julho de 2017

1

"As funções são determinadas por quatro causas: duas internas: material e formal, e duas externas: eficiente e final. As causas material e eficiente são sempre “sujeito” em níveis diferentes (physis / homem) e a formal e final são os predicativos ou objetos. Implícitos estão sempre o fundamento e a causalidade, porque pensar na chave do fundamento é já pensar na chave da causalidade. Esse é o paradigma ocidental sofístico: retórico, gramatical e metafísico" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Fundar e fundamentar". In: Pensamento no Brasil, v.I - Emmanuel Carneiro Leão. SANTORO, Fernando e Outros, Org. Rio de Janeiro: Hexis, 2010, p. 213.


2

"... neste nosso mundo de hoje, onde tudo é dominado pela sofística causal e finalista. Tudo tem que servir para algo, tudo é causa de alguma coisa, isto é, tem que ter alguma função. E surge o paradoxo: Nada é sem função (fundamentar). Nada é sem função (fundar)" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Fundar e fundamentar". In: Pensamento no Brasil, v.I - Emmanuel Carneiro Leão. SANTORO, Fernando e Outros, Org. Rio de Janeiro: Hexis, 2010, p. 213.
Ferramentas pessoais