Valor

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:O valor está ligado à [[linguagem]]; e esta ao [[sentido]]; e este à [[compreensão]]; e esta à abertura para o sentido do [[Ser]], o qual se manifesta poeticamente. [[Interpretar]] poeticamente é abrir-se para o sentido do Ser enquanto linguagem. E nisso consiste o [[ético]], ou seja, medir-se pela [[medida]] do sentido do Ser. O ético nos advém na eclosão de uma tal medida, ou seja, a [[verdade]] do Ser. Porém, a sua verdade é a [[não-verdade]] porque não se pode confundir com a verdade relacionada aos entes, daí também não poder ser confundida a medida das relações entitavas com a medida fundada no Ser. E dessa maneira se diferencia a [[moral]] (entes e suas relações) da [[ética]] (medida do Ser).
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:O valor está ligado à [[linguagem]]; e esta ao [[sentido]]; e este à [[compreensão]]; e esta à abertura para o sentido do [[Ser]], o qual se manifesta poeticamente. [[Interpretar]] poeticamente é abrir-se para o sentido do Ser enquanto linguagem. E nisso consiste o [[ético]], ou seja, medir-se pela [[medida]] do sentido do Ser. Portanto, o ético é valor enquanto sentido do Ser e sua medida. O ético nos advém na eclosão de uma tal medida, ou seja, a [[verdade]] do Ser. É a [[medida]] do valor ético. Porém, a sua verdade é a [[não-verdade]] porque não se pode confundir com a verdade relacionada aos entes, daí também não poder ser confundida a medida das relações entitavas com a medida fundada no Ser. E dessa maneira se diferencia a [[moral]] (entes e suas relações) da [[ética]] (medida do Ser).

Edição de 01h51min de 27 de Dezembro de 2016

1

O valor está ligado à linguagem; e esta ao sentido; e este à compreensão; e esta à abertura para o sentido do Ser, o qual se manifesta poeticamente. Interpretar poeticamente é abrir-se para o sentido do Ser enquanto linguagem. E nisso consiste o ético, ou seja, medir-se pela medida do sentido do Ser. Portanto, o ético é valor enquanto sentido do Ser e sua medida. O ético nos advém na eclosão de uma tal medida, ou seja, a verdade do Ser. É a medida do valor ético. Porém, a sua verdade é a não-verdade porque não se pode confundir com a verdade relacionada aos entes, daí também não poder ser confundida a medida das relações entitavas com a medida fundada no Ser. E dessa maneira se diferencia a moral (entes e suas relações) da ética (medida do Ser).


- Manuel Antônio de Castro


Referência:
Cf. HEIDEGGER, Martin. "... poeticamente habita o homem". In: ______. Ensaios e conferências. Petrópolis: Vozes, 2002.

2

Este é o tema central do livro Saudades do carnaval (1). Muito importante é a análise da questão da intersubjetividade vista por Habermas. Mas esta parte da crítica de três autores: Schütz, Wittgenstein e Gada. O autor deixa bem claro que se trata de ver o problema sob o ângulo da sociologia, isto é, como a sociologia pode ao mesmo tempo ser científica e incluir a ação não instrumental, ou seja, a partir de valores que passam por uma compreensão subjetiva.


- Manuel Antônio de Castro


Referência:
(1) MERQUIOR, José Guilherme. Saudades do carnaval. Rio de Janeiro: Forense, 1972.
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