Trágico
De Dicionrio de Potica e Pensamento
(Diferença entre revisões)
(→3) |
(→1) |
||
Linha 2: | Linha 2: | ||
== 1 == | == 1 == | ||
- | : "O fracasso da [[verdade]] em ''Família Schroffenstein'' ou do [[amor]] em ''Pentisiléia'' são considerados [[acontecimentos]] trágicos. Quando se | + | : "O fracasso da [[verdade]] em ''Família Schroffenstein'' ou do [[amor]] em ''Pentisiléia'' são considerados [[acontecimentos]] [[trágicos]]. Quando se destrói a [[razão]] de uma [[existência]] humana, quando uma [[causa]] [[final]] e única cessa de [[existir]], nasce o [[trágico]]. Dito de outro modo, há no [[trágico]] a explosão do [[mundo]] de um [[homem]], de um povo ou de uma classe" (1). É em virtude dessa "explosão de [[mundo]]" que nem toda [[tragédia]] é [[trágica]], dizendo [[tragédia]] muito mais então uma [[classificação]] relativa ao [[gênero]], mas que seria muito melhor classificada como [[drama]]. |
Edição de 14h17min de 3 de Agosto de 2019
- Trágico, ver também Tragédia
1
- "O fracasso da verdade em Família Schroffenstein ou do amor em Pentisiléia são considerados acontecimentos trágicos. Quando se destrói a razão de uma existência humana, quando uma causa final e única cessa de existir, nasce o trágico. Dito de outro modo, há no trágico a explosão do mundo de um homem, de um povo ou de uma classe" (1). É em virtude dessa "explosão de mundo" que nem toda tragédia é trágica, dizendo tragédia muito mais então uma classificação relativa ao gênero, mas que seria muito melhor classificada como drama.
- Referência:
- (1) STAIGER, Emil. Conceitos fundamentais da poética. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969, p. 147.
2
- "Apenas um espírito extraordinariamente consequente pode vir a conhecer o trágico. Mas esse espírito assim consequente será destruído por ele. Terminará louco ou suicidando-se, a menos que o cansaço cubra sua alma como uma sombra protetora. Por isso o trágico não pode ser expresso pura e diretamente na poesia. Aquele que poderia expressá-lo terá no mesmo momento deixado a esfera da realidade compreensível dos homens. A compreensão baseia-se na comunidade de um mundo limitado. Mas o desespero trágico faz justamente explodir os limites desse mundo" (1).
- Referência:
- (1) STAIGER, Emil. Conceitos fundamentais da poética. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969, p. 152.