Narrativa
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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+ | : (1) HEIDEGGER, Martin. "Qu'est-ce que la métaphysique". In: ''Questions I''. Paris: Gallimard, 1968, p.83. | ||
+ | : (2) CASTRO, Manuel Antônio de. ''Arte: o humano e o destino''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 155. |
Edição de 15h22min de 28 de fevereiro de 2016
1
- Narrativa: muitas e muitas são as teorias do que seja a narrativa. Porém, ela se funda em algo tão simples quanto complexo, e até diria misterioso: a condição humana e suas vicissitudes. E o grande pensador e narrador que é Guimarães Rosa sintetizou isso de uma maneira genial: travessia. Dizer o que somos enquanto uma travessia de realização é narrar sempre narrativas originais. Narrativa é travessia. A cada ser humano corresponde uma travessia entre o nada criativo e o tudo da plenitude: nisso corresponde a sua narrativa de vida, que só se dá acontecendo, realizando-se concretamente em defrontar-se com tudo o que nos foi dado para ser. Toda narrativa é narrativa de vidas defrontando-se com suas questões, que se tornam o cerne, a essência de todo enredo verdadeiro. Nenhuma narrativa é autêntica se não se fundar no experienciar as questões com as quais temos de nos defrontar em nossas vidas. Se travessia é narrativa, toda narrativa é narrativa de questões.
2
- No poético, as línguas são o rito da Linguagem. O mito narrado não é o mito, mas o rito e a língua da Linguagem. Por isso o poético, toda arte, tem origem mítica. E tanto o mito como a arte radicam no sagrado. Martin Heidegger afirma: "O pensador diz o ser, o poeta nomeia o sagrado" (1) (2).
- (1) HEIDEGGER, Martin. "Qu'est-ce que la métaphysique". In: Questions I. Paris: Gallimard, 1968, p.83.
- (2) CASTRO, Manuel Antônio de. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 155.